Muito se especula sobre qual será a família de vírus responsável pela próxima grande pandemia que pode ser uma ameaça para a saúde global. Porém, essa atenção toda à esses seres microscópicos pode desviar nossa atenção a outras ameaças, como os fungos, que também podem ser perigosos para nós.

Muito se sabe sobre os benefícios dos fungos, que são usados como alimentos, como nos cogumelos shitake e shimeji e na produção da levedura de cerveja. Porém, ainda sabemos pouco sobre as ameaças dos fungos, como os que surgiram e ressurgiram durante a pandemia da Covid-19.

O fungo negro na Índia

Em meados de 2021, casos graves de Covid-19 geraram infecções oportunistas por fungos, que se mostraram bastante graves em pacientes que estavam se recuperando do vírus. Chamada popularmente de fungo negro, a mucormicose causou muita preocupação na Índia.

Leia também!

publicidade

Hoje, os fungos também são responsáveis por algumas doenças endêmicas, como a febre do vale, que é reconhecida como uma ameaça para animais e pessoas, já que é comumente encontrada no solo. Os casos da doença têm aumentado significativamente em locais como o sudoeste dos Estados Unidos.

Via: The Week  

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!