Um projeto de lei que tramita nas Comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática e de Constituição e Justiça e de Cidadania prevê que os sistemas de inteligência artificial dos órgãos e entidades públicas tenham investimentos em melhores práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) em suas regulamentações. 

A proposta é do deputado Hélio Lopes (União/RJ) e está sintonizada com o projeto de lei 21/20, que estabelece fundamentos e princípios para o desenvolvimento e aplicação da inteligência artificial no Brasil, listando diretrizes para o fomento e a atuação do poder público no tema.  

“Diferentemente do PL 21/20, cujo objetivo principal se concentra em estabelecer princípios gerais para o desenvolvimento da inteligência artificial sobretudo para a iniciativa privada, o projeto visa orientar as ações do poder público no uso dessa tecnologia, estimulando seu engajamento à agenda ESG – ambiental, social e de governança”, afirmou Lopes.

Projeto tem como objetivo melhorar as práticas ambientais dos órgãos públicos que utilizam inteligência artificial. Imagem: Shutterstock

Leia mais:

publicidade

Objetivos do projeto de lei

O projeto de lei define que os sistemas de inteligência artificial deverão atender os seguintes objetivos:

  • a promoção do desenvolvimento econômico sustentável, a proteção e preservação do meio ambiente;
  • o respeito à pluralidade e à diversidade, a observância do princípio da não-discriminação e o respeito à dignidade humana e aos direitos e garantias fundamentais dos cidadãos;
  • a garantia do uso de mecanismos de governança baseados na transparência, na ética e no colaboracionismo.

Via: Agência Câmara de Notícias

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!