No dia 1º de abril, a Nasa iniciou um dos testes cruciais para a missão lunar Artemis 1. Mas, o chamado ensaio molhado acabou precisando ser interrompido. Ele será retomado neste sábado (9), no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, às 18h (horário de Brasília). Se tudo correr como planejado, o teste acaba na segunda-feira (11).

Depois de uma série de problemas no ensaio molhado, a agência espacial norte-americana acabou precisando deixá-lo de lado para voltar as atenções ao lançamento da missão particular Ax-1, em uma plataforma vizinha. Essa última chega à Estação Espacial Internacional (ISS) também neste sábado.

publicidade

Leia mais:

Com a Ax-1 chegando em segurança ao laboratório em órbita, a Nasa já pode voltar a focar na Artemis 1. Se tudo correr como planejado, o teste vai chegar ao abastecimento do gigantesco foguete do Sistema de Lançamento Espacial (SLS, na sigla em inglês), na segunda.

publicidade

A equipe fará diversas contagens regressivas de treino, incluindo um horário simulado de lançamento às 15h40 (horário de Brasília), também no dia 11 de abril. Por fim, o ensaio molhado se encerra com as atividades de drenagem do propelente dos tanques do SLS.

Problema no teste anterior

As equipes encontraram um problema ao manter a pressão de purga de hélio no motor do estágio superior após a troca de um regulador no lançador móvel durante o ensaio anterior, no começo do mês. O comunicado da Nasa destacou que o motor RL10 nessa parte também usa o gás para ativar as válvulas no teste.

publicidade
O enorme foguete SLS, da missão Artemis-1, iluminado ao anoitecer em cima de uma plataforma de lançamento móvel a caminho da Plataforma de Lançamento 39B do Edifício de Montagem de Veículos no Centro Espacial Kennedy, na Flórida. Imagem: NASA

“Após a solução de problemas inicial, a equipe restabeleceu a purga normal de hélio e continua trabalhando para determinar a causa de uma restrição no fluxo de hélio”, diz um comunicado no site da agência espacial. Caso precise, a equipe de gerenciamento se reúne domingo (10) para providenciar qualquer ajuste necessário nos procedimentos, ou mudar os objetivos do teste.

Depois que passar pelo ensaio molhado, o SLS e a capsula Orion retornam ao prédio de montagem de veículos. Os engenheiros vão inspecionar os sistemas de voos para melhor avaliar.

publicidade

A Artemis 1 será a primeira do programa lunar Artemis, que deve colocar a humanidade de volta na Lua. Nesta missão inicial, a cápsula Orion vai até o satélite natural da Terra sem tripulação, por cerca de um mês. A expectativa é que seja lançada em junho.

Com tudo indo bem na Artemis 1, a missão Artemis 2 vai enviar astronautas em um projeto semelhante ao redor da Lua, no ano de 2024. Assim, em 2025 ou 2026, a Artemis 3 vai pousar astronautas perto do polo sul lunar.

Via: Space / Nasa

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!