A Prodrive, empresa britânica de engenharia automotiva, vai exibir a primeira versão de estrada de seu mais recente carro do Rally Dakar com apoio do Bahrein, o BRX Hunter T1+, no Salon Privé de Londres, no dia 21 de abril.
Há algumas semanas, o primeiro desses veículos foi construído para o príncipe Salman bin Hamad Al Khalifa e lidera um lote de 25 unidades que serão produzidas na sede da Prodrive, na cidade inglesa de Banbury, nos próximos dois anos.
Cada BRX Hunter T1+ de estrada está sendo colocado a um preço de £ 1,25 milhão, antes dos impostos locais. Estamos falando de algo acima dos R$ 7,67 milhões em valores convertidos de forma direta, para o comprador ter em mãos um modelo mais poderoso que o carro de competição.
Esteticamente bem parecidos
Há uma estreita relação estética entre os modelos de estrada e de rally do Hunter. Ambos usam uma carroceria projetada pelo ex-chefe de design da Jaguar, Ian Callum, feita de compósito de carbono leve com inclusão de materiais reciclados. Então, os carros compartilham os 4.600 mm de comprimento e 2.300 mm de largura, com um formato fastback aerodinamicamente orientado e uma asa alta acima da janela traseira para gerar downforce.
O carro de estrada usa o mesmo chassi tubular de aço dos três carros de equipe que competem no evento Dakar deste ano. Entretanto, os 1.850 mm de altura deixam o carro de estrada pelo menos 100 mm mais baixo que seu irmão de rally. O engenheiro Mark Paterson, responsável pelo programa de carros de estrada da Prodrive, disse que há entre os veículos muitos detalhes diferentes.
Por exemplo, em questões como um melhor isolamento acústico no interior do Hunter T1+ de estrada e em seus assentos, que trazem um design um pouco mais confortável do que a proposta de competição. Há também um novo painel configurado para que o carro possa ser conduzido por pessoas de diferentes habilidades.
Enquanto isso, o enorme tanque de combustível traseiro de 480 litros pode ser reduzido para dar espaço extra no porta-malas. Quem consome esse combustível no Hunter de estrada é o motor Ford V6 biturbo de 3,5 litros com cárter seco, usado nos carros de competição, modificado na Prodrive com sistemas de controle sob medida.
200 cv a mais de potência
A potência do carro de estrada é cotada em mais de 600 cv – cerca de 200 cv a mais do que os regulamentos da Federação Internacional do Automobilismo (FIA) permitem para os carros de rally puros – e torque de 700 Nm. A caixa de câmbio é um paddle shifter de seis velocidades e o carro tem tração nas quatro rodas.
Segundo a Prodrive, é possível realizar uma mudança de marcha suave em apenas milissegundos. Já o sprint de 0 a 100 km/h do BRX Hunter T1+ de estrada é estimado em menos de quatro segundos e sua velocidade máxima está registrada em quase 300 km/h – lembrando que o veículo está equipado com pneus off-road de 35 polegadas, projetados para otimizar a aderência em terrenos acidentados e areia mais do que no asfalto.
Mais potente porque pode
David Richards, presidente da Prodrive, disse que a empresa já tem “três ou quatro” compradores interessados no modelo de estrada e espera que mais pessoas entrem em contato quando o carro for lançado. Ele justifica que a produção de um modelo nesse segmento leva em conta que muitas pessoas em áreas remotas, especialmente no Oriente Médio, dirigem bastante no deserto por diversão. “Há uma grande cultura off-road”, disse Richards, lembrando inclusive do príncipe do Bahrein.
Já com relação à cor de areia para o primeiro carro, o executivo explicou que foi uma escolha de Al Khalifa. O príncipe “acha que o carro deve se adequar ao seu ambiente e, agora que todos vimos, aprovamos”.
Sobre o carro de estrada ser mais poderoso que o modelo de competição, Richards disse que os regulamentos do Dakar impõem limites ao turbo, e o carro de estrada não precisa disso. “Como construímos nossos motores do zero em Banbury, sabemos como o V6 é durável, então acabamos de dar um pouco mais de liberdade”.
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Via Autocar