A Receita Federal ampliou o acesso a serviços digitais do órgão através da conta Gov.br. As mudanças fazem parte do Plano de Transformação Digital do Fisco, prometendo um processo de melhorias para os contribuintes.

Assim, ao invés de necessitar um certificado digital, único meio de utilizar tais serviços antes, qualquer cidadão que tenha a conta Gov.br nos níveis prata ou ouro têm as opções disponíveis. O Olhar Digital ensina como aumentar nível na conta gov.br.

publicidade

Leia mais:

Entre as mudanças, o órgão destacou a consulta aos comprovantes de arrecadação. Isso permite que os contribuintes acessem os pagamentos realizados e saldo disponível. Também é possível retificar pagamentos efetuados com erro no preenchimento do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF).

publicidade

Ainda na lista de novidades, a Receita Federal atualizou o ajuste na composição dos pagamentos. Isso pode ser feito pelo Sistema de Ajustes de Documento de Arrecadação (SISTAD), disponível no e-CAC.

Celular com a logo da Receita Federal em cima de um calendário
Mais serviços da Receita Federal serão disponibilizados no futuro. Imagem: rafapress/Shutterstock

Segundo o Fisco, “as novidades buscam aumentar a segurança do usuário, conforme sua autenticação, aperfeiçoar o atendimento, reduzir o número de processos, e será ampliada de maneira gradual para outros serviços”.

publicidade

Para acessar os serviços da Receita Federal com a conta Gov.br, o contribuinte deve acessar o e-CAC e, na tela de ínicio, no quadro à direita, clicar no botão “Entrar com gov.br”. Em seguida, escolher uma das formas de acesso e, por fim, digitar o código de acesso enviado para o seu celular, da verificação em duas etapas.

Ainda não criou a sua conta? Confira o passo a passo de como criar conta Gov.br

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!