Se desfazer de um iPhone antigo não é tão simples quanto apenas vender ou entregar o aparelho ao novo proprietário. É preciso realizar alguns procedimentos primeiro para ter certeza de que todos os seus dados pessoais foram removidos do dispositivo. O mesmo também vale para um celular Android.

Basta pensar na quantidade de dados conectados ao seu telefone, como informações de banco, dados de saúde, contatos, e muito mais. Sem contar com a sua biblioteca de fotos pessoais.

Imagem mostra uma mão segurando um iPhone, da Apple, com a tela mostrando o logo da mação, de carregamento inicial.
Último passo do processo é redefinir o iPhone para os ajustes de fábrica. Imagem: Wachiwit/Shutterstock

Vale ressaltar ainda que o novo dono pode até ter problemas para ativar o dispositivo se alguns procedimentos foram feitos incorretamente. Portanto, fique atento e acompanhe o que fazer antes de trocar ou vender o seu dispositivo da Apple no guia abaixo.

Leia mais:

publicidade

Basicamente, são três etapas:

1. Faça um backup completo do seu aparelho

O primeiro passo é salvar as informações que estão armazenadas no seu iPhone antigo. Para isso, temos duas opções: a nuvem, por meio do iCloud, ou um backup feito pelo computador. 

Para salvar os seus dados na nuvem, certifique-se que o iPhone está conectado a uma rede sem fio. Em ‘Ajustes’, toque no seu nome > ‘iCloud’ > ‘Backup do iCloud’ > ‘Fazer backup agora’. 

Se não tiver armazenamento suficiente para finalizar o backup, saiba que a partir do iOS 15, a Apple oferece um espaço temporário gratuito que fica disponível por 21 dias. Um período suficiente para conseguir restaurar os seus dados no seu novo aparelho — para mais informações sobre backup no iPhone acesse o nosso tutorial que informa em detalhes como efetuar o processo com e sem o iCloud.

Os proprietários de smartphones Android também têm várias opções para fazer um backup completo do dispositivo.

2. Saia de todas as suas contas

Para acessar contas importantes, como a do Google, que possui o seu próprio método de autenticação, faça login no seu novo aparelho antes de desconectar as suas credenciais do antigo. Certifique-se também de sair de outros aplicativos, com os de redes sociais, por exemplo.

Se você usa aplicativos para autenticação de dois fatores, certifique-se de configurá-los no seu novo telefone para não correr o risco de perder o acesso às suas funções. Um exemplo são os aplicativos autenticadores, como o Google Authenticator, que fornece códigos de segurança para acessar outros serviços.

A dica é seguir as instruções de migração do próprio app antes de removê-lo do seu dispositivo.

Tudo pronto? Agora basta sair da sua conta do iCloud (ou da sua conta do Google em telefones Android). 

Nos iPhones que rodam iOS 10.3 ou superior, você pode sair da sua conta em ‘Ajustes’ > toque em seu nome >  role para baixo > toque em ‘Sair’ > digite sua senha do Apple ID e toque em ‘Desligar’. 

O processo também remove o seu aparelho do recurso Buscar ou Find My, o que garante que nenhum código de autenticação seja exibido por engano neste dispositivo no futuro

3. Apague todos os dados do seu telefone

O último passo é redefinir o iPhone para os seus ajustes de fábrica. Para isso, acesse ‘Ajustes’ > ‘Geral’ > ‘Transferir ou Redefinir iPhone’ > ‘Apagar Conteúdo e Ajustes’. Toque em ‘Continuar’ para confirmar a sua solicitação.

Pronto! Agora o seu iPhone já está pronto para revenda ou doação. Por fim, não se esqueça de remover o seu chip SIM do aparelho.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!