Após a situação de recall dos produtos por suspeita de casos de samonella na Europa, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, disse que vai notificar a empresa Ferrero do Brasil a esclarecer a chance de contaminação no país por conta do chocolate Kinder Ovo.

A notificação foi expedida depois que a Senacon soube das ocorrências de contaminação: “o país europeu, o fabricante Ferrero realizou o recall e retirou os produtos das prateleiras dos estabelecimentos para evitar a contaminação de outras pessoas. Segundo a Food Standards Agency (FSA), da Grã-Bretanha, o recall afeta os ovos Kinder Surprise simples e múltiplos. “

Além disso, o órgão alerta que a Ferrero do Brasil “não emitiu comunicado específico destinado à Senacon, a referida empresa foi notificada em prol da transparência nas relações de consumo”. Portanto, se o produto tiver indícios de risco aos consumidores em território brasileiro, o fornecedor deve formalizar o recall imediatamente.

A empresa tem o prazo de 72h, a partir do recebimento da notificação, para formalizar o recall e prestar os devidos esclarecimentos. De acordo com o órgão, o artigo 10 do Código de Defesa do Consumidor afirma que o fornecedor não pode colocar no mercado produto ou serviço que apresente perigo à saúde.

publicidade
Embalagem de quatro Kinder Surprise
Imagem: Ekaterina_Minaeva/Shutterstock

Em nota enviada ao Olhar Digital, a Ferrero afirma que ainda não foi notificada e que os produtos contaminados no exterior não são vendidos no Brasil. “A Ferrero reitera que o recall voluntário que vem sendo realizado em outros países refere-se apenas a produtos das linhas Kinder Surprise, Kinder Mini Eggs, Kinder Surprise Maxi 100g e Kinder Schokobons fabricados em Arlon, Bélgica. Estes produtos não são vendidos pela Ferrero no Brasil, portanto não há que se falar em retirada destes itens do país”, disse a empresa.

A Ferrero também fez recall do Kinder Ovo e de outros produtos em vários países, mas não no Brasil. Até o momento, não há casos suspeitos no país e os produtos da empresa que são vendidos no mercado brasileiro não são fabricados na Europa.

Na maioria dos casos, os infectados são criança menores de 10 anos. Os sintomas da doença incluem diarreia, cólicas estomacais, náuseas, vômitos e febre. Antes, a empresa tinha afirmado que que os recalls eram uma “medida de precaução” e que nenhum produto Kinder lançado no mercado havia testado positivo para salmonella.

Íntegra da nota enviada pela Ferreiro ao Olhar Digital:

A Ferrero Brasil informa que ainda não recebeu qualquer notificação oficial da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão que integra o Ministério da Justiça, sobre possíveis esclarecimentos em relação a episódios de intoxicação por salmonella em produtos da Kinder Europa e destaca que recebeu, a partir da imprensa, a informação sobre o caso.

Estamos em constante contato com as autoridades em todos os países em que operamos. No Brasil, a Ferrero entrou em contato voluntariamente com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), esclarecendo os fatos e colocando-se à disposição para quaisquer informações adicionais.

A Ferrero reitera que o recall voluntário que vem sendo realizado em outros países refere-se apenas a produtos das linhas Kinder Surprise, Kinder Mini Eggs, Kinder Surprise Maxi 100g e Kinder Schokobons fabricados em Arlon, Bélgica. Estes produtos não são vendidos pela Ferrero no Brasil, portanto não há que se falar em retirada destes itens do país.

Lamentamos esta situação. A segurança dos alimentos, a qualidade e o cuidado estão em nossa essência desde a fundação da empresa. Este sério episódio atinge o cerne do que defendemos e tomaremos todas as medidas necessárias para preservar a total confiança de nossos consumidores.

Leia também!

Fonte: O Globo

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!