A Samsung anunciou, nesta quarta-feira (13), o lançamento nacional do projetor portátil The Freestyle. Considerado pela empresa coreana como uma “tela portátil”, o produto entrega recursos de TV inteligente como serviços de streaming, em um corpo pequeno o suficiente para ocupar praticamente o espaço de um copo de meio litro da lanchonete.

Anunciado oficialmente durante a CES deste ano, que aconteceu no começo de 2022 em Las Vegas, o The Freestyle tem cara de uma lâmpada inteligente mais gordinha, mas por dentro tem basicamente tudo que é necessário para projeção de imagens em espaço que pode ter entre 30 e 100 polegadas.

Leia também

The Freestyle (Imagem: divulgação/Samsung)
The Freestyle (Imagem: divulgação/Samsung)

A projeção utiliza uma lâmpada bem pequena, entrega resolução Full HD e a parte frontal do The Freestyle também oferece espaço para botões sensíveis ao toque, além de sensores para ajuste automático do ângulo e foco. A ideia é basicamente apontar o produto para uma superfície plana e esperar o gadget trabalhar para você.

publicidade

Projetor da Samsung tem todos os apps da TV

Nos testes que fiz, o ajuste foi certeiro em praticamente todas as tentativas. A Samsung afirma que é possível até mesmo deixar o projetor em um ângulo da parede, como 45 graus e o The Freestyle compensa tudo. Sim, deu certo, mas nesse momento parte da imagem tinha foco, outra não – problema esperado, já que o foco é feito em linha reta com a lente.

O Tizen vem embarcado na tela portátil ele é praticamente o mesmo utilizado pela Samsung nos aparelhos de TV da marca e que foram lançados em 2022. Isso significa a presença de apps de streaming como Netflix, Prime Video, Globoplay, Disney+, Star+, Apple TV+ e outros, como Spotify, Deezer. Também é possível espelhar a tela de um Android ou iPhone, esse segundo feito pelo AirPlay.

The Freestyle (Imagem: divulgação/Samsung)
The Freestyle (Imagem: divulgação/Samsung)

Bluetooth está presente no pequeno projetor e com ele o usuário pode enviar músicas, transformando o produto em uma caixa de som sem fios.

The Freestyle não chega com todos os acessórios

Uma caixa de som com cinco watts está na parte oposta da lâmpada do projetor e ela quebra o galho, servindo até mesmo como uma espécie de Echo Dot por aceitar comandos em português para a Alexa, ou a Bixby. Uma tampa acompanha o The Freestyle e ela pode ser colocada no topo, transformando o produto em uma luminária.

No lançamento internacional a Samsung destacou dois recursos imporantíssimos e que não estão presentes no lançamento para o Brasil: uma bateria para projeção por três horas e entrada de energia pelo soquete de lâmpada, no padrão E26. Ao Olhar Digital a Samsung comentou que pretende trazer a bateria, mas somente durante o segundo semestre deste ano.

Quando e quanto?

O The Freestyle começa a ser comercializado no Brasil a partir de maio, com preço sugerido de R$ 6.999. O valor pode não ser exatamente convidativo, mas a falta de concorrência com este tipo de projetor não ajuda.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!