Nesta quinta-feira (14), a Mattel revelou que duas bonecas Barbie vestidas de astronauta estão em órbita da Terra desde fevereiro, como parte de uma colaboração entre a empresa e a Estação Espacial Internacional (ISS). 

Duas bonecas Barbie da linha Space Discovery da Mattel flutuam a bordo da Estação Espacial Internacional. Imagem: Mattel

Segundo a fabricante de brinquedos, a viagem das bonecas faz parte do “Mission DreamStar” (Missão Estrela dos Sonhos, em tradução livre), um projeto de divulgação para inspirar meninas a considerar carreiras nos campos aeroespacial e de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM)

“Barbie tem uma longa história com exploração espacial, tendo introduzido uma boneca astronauta em 1965, antes mesmo dos humanos pisarem na Lua, então a ideia de Barbie ir para o espaço tem estado no topo da mente há muito tempo”, disse Lisa McKnight, vice-presidente executiva e chefe global da linha de bonecas da Mattel, em entrevista ao site collectSPACE.

“Com o lançamento da nossa linha Space Discovery, este ano apresentou a oportunidade perfeita para criar esse momento marcante e finalmente enviar a Barbie para o espaço e para a ISS”, afirmou Lisa.

publicidade

Como destaque em um episódio especial recém-lançado da série de vídeos “Você pode ser tudo”, as duas bonecas Barbie (uma loira e uma negra, reforçando a ideia de diversidade) foram filmadas flutuando dentro da cúpula multi-janelas da ISS. “Você já sonhou como seria ir para o espaço exterior? Eu sei que sim”, diz uma versão animada da Barbie no episódio.

Elas também acompanharam a astronauta norte-americana Kayla Barron, membro da tripulação da Expedição 67, enquanto ela dava uma aula online explicando algumas das pesquisas realizadas no laboratório em órbita, incluindo a instalação de crescimento vegetal Veggie e os Astrobees, robôs de flutuação livre desenvolvidos no Centro de Pesquisas Ames da NASA. “Todos os dias fazemos pesquisas legais de ciência e engenharia aqui”, disse Kayla no vídeo, que também conta com a presença de outro astronauta da NASA, Raja Chari.

O par de bonecas enviadas ao espaço são modeladas em homenagem aos astronautas e cosmonautas que vivem atualmente na ISS. Cada uma delas está vestida com a mesma roupa de uma peça vagamente baseada nas roupas de pressão Sokol usadas pelos membros da tripulação.

Leia mais:

“O traje espacial cintilante, capacete e luvas da Barbie incorporam nuances de trajes espaciais da vida real vistos na ISS, com acentos cor-de-rosa exclusivos”, disse McKnight. “Estamos entusiasmados que as crianças poderão brincar com bonecas do Space Discovery, assim como as em órbita, para fazer suas bonecas brincarem ainda mais imaginativas”.

Há 57 anos, a roupa da primeira boneca astronauta da coleção, a “Barbie Miss Astronauta”, era inspirada nos uniformes prateados usados pelos membros da missão Mercury. Vinte anos depois, uma nova versão da boneca passou a usar uma blusa rosa de manga bufante, com um peitoral sobreposto em prata e babados brilhantes por cima da calça, além de ter ganhado um capacete.

Linha do tempo mostrando a progressão da Barbie astronauta e suas roupas relacionadas ao espaço ao longo dos anos, de 1965 a 2022. Imagem: Mattel

Mattel homenageia astronautas da vida real em versões da boneca Barbie

Desde 2019, a Mattel homenageia astronautas da vida real com bonecas Barbie à sua semelhança. Parte da série “Mulheres Inspiradoras” da marca, há uma versão em referência à primeira mulher americana no espaço, Sally Ride, além de uma de Anna Kikina, única cosmonauta feminina na ativa no programa espacial russo.

Outra Barbie, esta semelhante à astronauta da Agência Espacial Europeia (ESA) Samantha Cristoforetti, está programada para ser lançada na estação espacial ao lado de sua contraparte da vida real no fim deste mês.

“Embora não tenha relação com a Missão DreamStar, estamos ansiosos pelo voo da Samantha e continuamos a celebrar o STEM”, disse McKnight. “A boneca de Samantha Cristoforetti continua alimentando a história da Barbie com o espaço e o compromisso da marca em incentivar as meninas a se tornarem a próxima geração de astronautas, engenheiras e cientistas espaciais”.

Espera-se que as bonecas Barbie do projeto DreamStar retornem à Terra entre junho e agosto, quando serão enviadas ao Instituto Smithsonian para serem exibidas no Centro Steven F. Udvar-Hazy do Museu Nacional do Ar e do Espaço, no norte do estado norte-americano da Virgínia.

A linha Space Discovery, à venda exclusivamente na rede de lojas Target, nos EUA, inclui bonecas Barbie idênticas às que estão na ISS, além do Ken, da Chelsea e toda a turma vestida com roupas espaciais e acessórios relacionados.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!