Na quarta-feira (13), o presidente da farmacêutica Pfizer, Albert Bourla informou que uma nova versão da vacina contra todas as variantes da Covid-19 descobertas até agora pode estar pronta até setembro. A informação foi divulgada em uma coletiva de imprensa promovida pela Federação Internacional de Fabricantes e Associações Farmacêuticas.

“Espero que até o outono (do Hemisfério Norte) – mas não é uma certeza – possamos ter uma vacina contra tudo o que se sabe no momento”, disse Bourla. A farmacêutica está realizando estudos para descobrir qual é a melhor fórmula.

O objetivo é que um único imunizante seja destinado para todas as variantes conhecidas, garantindo uma proteção ampla, ao invés de focar em produzir uma nova versão somente destinada para a Ômicron.

“É fácil fazer algo apenas contra a Ômicron. O que é cientificamente e tecnicamente mais desafiador é ser eficaz contra tudo o que se conhece até agora, para que você não tenha duas vacinas diferentes para variantes diferentes”, explicou o presidente da Pfizer, complementando que “assim que soubermos qual é o melhor caminho a seguir, solicitaremos a aprovação.”

publicidade

Leia também!

A vacina da Pfizer foi uma das primeiras contra a Covid-19 a ter aprovação por uma agência de saúde. O imunizante desenvolvido juntamente à empresa alemã BioNTech foi aplicado pela primeira vez no Reino Unido, no final de 2020.

Já no Brasil, a vacina recebeu o registro definitivo pela Anvisa em fevereiro de 2021. No final deste mesmo ano, a agência deu o sinal verde para aplicação em crianças de 5 a 11 anos.

Fonte: O Globo

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!