Os astronautas da Ax-1, a primeira missão totalmente privada à Estação Espacial Internacional (ISS), terão que esperar mais alguns dias para voltar para a casa. Segundo o cronograma original, a tripulação passaria 10 dias no laboratório orbital, mas os planos mudaram.

A NASA informou que os viajantes espaciais irão deixar a ISS na manhã de terça-feira (19) e aterrissar na manhã de quarta-feira (20) na costa da Flórida, nos EUA.

publicidade

Com o adiamento do retorno, a tripulação agora passará cerca de 12 dias em órbita. Os astronautas da Ax-1 foram lançados ao espaço em 8 de abril, a bordo de uma cápsula Crew Dragon, no topo de um foguete Falcon 9, ambos da SpaceX.

O ex-astronauta da NASA Michael López-Alegría é o comandante da missão, que conta ainda com o filantropo canadense Mark Pathy, além do empresário israelense Eytan Stibbe e do empresário e piloto Larry Connor.

publicidade
Astronautas da missão Ax-1. Imagem: Axiom Space

Leia mais:

Astronautas querem ir além da ISS

Na última semana, os astronautas da Ax-1 participaram de uma transmissão online voltada para crianças promovida pelo Centro Espacial Houston, no Texas, EUA.

publicidade

Quando um estudante perguntou se os viajantes espaciais privados gostariam de fazer uma viagem à Lua, Larry Connor foi rápido em responder. “A resposta curta é: estamos todos dentro! Nós realmente conversamos sobre isso e dissemos ‘ei, você voltaria se houvesse uma oportunidade de ir para a Lua?’. Houve um sim retumbante. Então, por favor, deixe o pessoal da NASA saber que a tripulação da Ax-1 está à disposição”, brincou.

A tripulação também respondeu a muitas das perguntas habituais que os astronautas recebem durante os eventos de voo. “Comemos a maioria das mesmas coisas que comemos em casa, mas reidratados ou embalados para minimizar a bagunça”, explicou Pathy.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!