Um Tesla Model 3 totalmente carregado enfrentou o corredor de ultramaratona Robbie Balenger, que foi o vencedor da disputa. A ideia era ver quem corria a maior distância, com o atleta vegano superando o veículo elétrico em 30,5 metros.

Esta é considerada a primeira corrida de resistência entre uma pessoa e um carro movido a eletricidade, sendo patrocinada pela marca de roupas esportivas masculinas Ten Thousand. Modelada com base nas maratonas homem x cavalo, nas quais os corredores humanos tentam correr distâncias maiores do que os equinos no mesmo terreno, os adversários partiram ao mesmo tempo do mesmo ponto de largada.

Uma ultramaratona de quase 77 horas

A corrida aconteceu na cidade americana de Austin, no estado do Texas, onde existe uma gigafábrica da montadora de Elon Musk. Com tração traseira (RWD), o Model 3 estava totalmente carregado e foi conduzido a 104,6 km/h até ficar sem bateria, por 349 km.

O corredor de ultramaratona, por sua vez, seguiu exatamente a mesma rota que o Tesla e foi capaz de superar em mais de 30 metros o veículo. Balenger correu todo o percurso em 76 horas, 54 minutos e 46 segundos – o Model 3 percorreu a mesma distância em um pouco mais de 3 horas.

publicidade

Inicialmente, o atleta de ultramaratona estimou que poderia vencer o alcance do Tesla em 72 horas. Porém, o calor estava muito severo, e três dias seguidos de clima implacável “mataram” esse plano. “No final, conseguimos distanciar o Tesla em pouco menos de 77 horas. Foi absolutamente brutal, mas conseguimos”, disse Balenger.

Atleta correndo com um Model 3 ao fundo
Imagem: Reprodução/Twitter/Ten Thousand

O atleta correu por três dias seguidos, fazendo pequenas paradas para dormir, comer, escovar os dentes, trocar de roupa e assim por diante. No total, o ultramaratonista passou 8,5 horas das quase 77 horas sem correr. “Esse esforço foi, em muitos aspectos, o maior e mais difícil que já empreendi”, comenta o atleta em um post no Instagram.

Já o carro da Tesla foi escolhido por respeito ao que a empresa fez até agora em termos de pressionar por uma adoção mais ampla dos veículos elétricos. “Minha esperança é que esse feito inspire outras pessoas a deixar suas zonas de conforto e abraçar a inovação, seja desafiando suas percepções de seus próprios limites físicos ou fazendo mudanças no estilo de vida que pode ter um efeito positivo no planeta”.

Leia também:

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!