Dois cosmonautas estão fazendo uma atividade extraveicular (EVA) na Estação Espacial Internacional (ISS) nesta segunda-feira (18). Com previsão de duração de sete horas, a caminhada espacial começou às 11h25 (pelo horário de Brasília) e está sendo transmitida ao vivo pela NASA em seu site, no app e em seu canal no YouTube.

Vestindo seus volumosos trajes espaciais Orlan, os cosmonautas Oleg Artemyev e Denis Matveev, ambos da agência espacial russa Roscosmos, estão ativando sistemas no módulo científico Nauka, que chegou à ISS em julho do ano passado. As atividades vão continuar em uma segunda caminhada espacial, que deve ocorrer em 28 de abril.

publicidade

“Durante a primeira caminhada espacial, os cosmonautas instalarão e conectarão um painel de controle para o braço robótico europeu, um sistema de manipulação de 11 metros de comprimento montado no módulo de laboratório multiuso Nauka”, revelou a NASA em um comunicado. “Eles também removerão as tampas protetoras do braço e instalarão corrimãos no Nauka. O braço será usado para mover astronautas e cargas ao redor do segmento russo da estação”.

Leia mais:

publicidade

Na segunda etapa, eles vão remover as mantas térmicas protetoras do módulo que foram usadas durante seu lançamento, mas não são mais necessárias. Os cosmonautas também realizarão trabalhos adicionais no novo braço robótico.

As duas caminhadas espaciais de Artemyev e Matveev são provavelmente apenas o começo para a ativação completa dos sistemas do Nauka. De acordo com a NASA, mais caminhadas espaciais serão necessárias para configurar totalmente o braço robótico e ativar uma nova câmara de ar no módulo para futuras excursões.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!