Taylor Swift, cantora e compositora norte-americana vencedora de 10 Grammy Awards, 23 Billboard Music Awards, um Emmy, 29 American Music Awards (artista com mais vitórias), entre outros prêmios diversos e indicações, recebeu uma nova homenagem. Ela agora tem uma nova espécie de milípede de garra torcida (vulgarmente chamado de piolho-de-cobra) para chamar de sua.

Nannaria swiftae é uma das 16 novas espécies de piolho-de-cobra recém-descobertas. Imagem: Derek Hennen

O piolho-de-cobra Nannaria swiftae se junta a outras 16 novas espécies descobertas nas Montanhas Apalaches dos EUA. Esses invertebrados pouco conhecidos têm um papel valioso na natureza: decompondo o lixo foliar, eles liberam seus nutrientes no ecossistema

Eles vivem no chão da floresta, onde se alimentam de folhas em decomposição e outras matérias vegetais e, de fato, são um tanto difíceis de serem pegos, pois tendem a permanecer enterrados no solo, na maioria das vezes ficando completamente abaixo da superfície.

Um artigo publicado no jornal científico ZooKeys na última sexta-feira (15) descreve o estudo, que é assinado pelos cientistas Derek Hennen, Jackson Means e Paul Marek, da Virginia Tech, nos EUA.

publicidade

Leia mais:

Eles lideraram um projeto de vários anos para coletar novos espécimes de milípedes de garra torcida em todo o leste dos EUA. Para isso, eles viajaram para 17 estados americanos, verificando sob lixo de folhas, rochas e troncos para encontrar exemplares para que pudessem sequenciar seu DNA e descrevê-los cientificamente.

Analisando mais de 1800 espécimes coletados em seu estudo de campo ou retirados de coleções universitárias e museológicas, os autores descreveram 17 novas espécies. Eles descobriram que os piolhos-de-cobra preferem viver em habitats florestais perto de córregos e são frequentemente encontradas enterradas sob o solo, exibindo comportamentos mais enigmáticos do os de parentes próximos.

As milípedes recém-descritas variam entre 18 e 38 mm de comprimento, têm corpos que variam de marrom-caramelo a pretos com manchas brancas, vermelhas ou laranjas, e têm pernas brancas. Os machos têm garras pequenas, torcidas e achatadas em suas pernas anteriores, que é a base para seu nome comum.

Fã de Taylor Swift, Hennen, que é o principal autor do estudo, foi quem decidiu homenagear a cantora. “A música dela me ajudou a superar os altos e baixos da pós-graduação, então nomear uma nova espécie milípede depois dela é a minha maneira de agradecer”, diz ele. Além de Swift, a esposa de Hennen também foi homenageada tendo seu nome em outra das espécies descobertas, a Nannaria marianae.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!