As empresas sabem que precisam de dados para impulsionar a inovação, mas não sabem ao certo o que precisa ser abordado primeiro. Uma convergência de tendências está acelerando o poder disruptivo dos dados: uma explosão de informações de diversas plataformas e dispositivos, armazenamento mais acessível e capacidade de computação sem precedentes.

Para maximizar o valor e o potencial de seus dois recursos mais importantes, pessoas e ativos, toda organização procura criar uma vantagem competitiva simplificando o acesso a dados para obter insights de negócios preditivos em tempo real, permitir o gerenciamento eficiente de ativos corporativos ou criar soluções resilientes e cadeias de suprimentos sustentáveis.

No entanto, tornar-se uma empresa orientada a dados não é fácil. O crescimento e a dispersão dos dados levaram as organizações a construir diversos ecossistemas e infraestruturas de gerenciamento variadas, resultando em complexidade de dados e falta de integridade ou governança de dados.

Para mitigar esse desafio, eles estão migrando seus dados para um repositório central; esse é um processo ineficiente e caro devido ao tempo necessário para integrar e aproveitar os dados. Na verdade, na maioria das organizações, até 68% dos dados não são analisados. As empresas que não exploram totalmente seus dados são superadas por seus pares do setor em lucratividade em até 165%.

Para se ter uma ideia, data fabric é o tema top 1 das 20 tendências tecnológicas eleitas pelo Gartner em 2022. “O valor dos dados nunca foi tão claro. Mas muitas vezes os dados permanecem isolados dentro de aplicativos, o que significa que não estão sendo usados de maneira tão eficaz. A malha de dados integra dados entre plataformas e usuários, tornando os dados disponíveis em todos os lugares em que são necessários. Dentro dos metadados de leitura de análises incorporadas, o data fabric é capaz de aprender quais dados estão sendo usados. Seu valor real está em sua capacidade de fazer recomendações para mais, diferentes e melhores dados, reduzindo a gestão em até 70%”, destaca o estudo.

A previsão do Gartner é que, até 2024, a malha de dados implantados vão quadruplicar eficiência na utilização de dados ao cortar ao meio tarefas de gerenciamento de dados acionadas por humanos.

Mas o que é o data fabric?

O data fabric é uma arquitetura de informação que unifica os dados em toda a empresa. Independente de ambientes de dados, processos, uso e região, essa arquitetura ajuda automatizar a descoberta, o controle e o consumo para oferecer dados prontos para os negócios, para analytics e IA.

Uma solução de data fabric para obter resultados confiáveis e mais rápidos baseados em IA, conectando os dados certos, no momento certo e às pessoas certas, em qualquer lugar, é o IBM Cloud Pak for Data.

A plataforma unificada da IBM contempla ambientes híbridos e multicloud para ingerir, explorar, preparar, gerenciar, controlar e oferecer dados em escala de petabytes para a IA pronta para os negócios.

Visão abrangente de um cenário de dados distribuído, controle automatizado, insights mais rápidos e precisos.

Saiba mais sobre data center clicando aqui!