Em entrevista coletiva concedida no último domingo (18), Hao Chun, diretor do Escritório de Engenharia Espacial Tripulada da China, informou que a estação espacial chinesa Tiangong entrará em uma nova fase de aplicação e desenvolvimento que se estenderá por mais de 10 anos após a conclusão de sua construção, prevista para este ano.

Ilustração 3D mostra os módulos da estação espacial Tiangong, da China, com setas azuis apontando a direção do acoplamento ao módulo central Tianhe. Imagem: Alejo Miranda – Shutterstock

Segundo ele, o plano inicial é lançar duas espaçonaves tripuladas e duas de carga todos os anos durante a nova fase. “Os astronautas permanecerão em órbita por um longo prazo, realizarão experimentos científicos e tecnológicos espaciais e manterão a estação espacial”, disse Chun.

A fim de melhorar ainda mais as capacidades abrangentes e o nível tecnológico do programa espacial tripulado do país, uma nova geração de foguetes porta-aviões e naves tripuladas reutilizáveis será desenvolvida.

Chun revelou que a nova geração de naves tripuladas será capaz de transportar sete astronautas, e sua capacidade de carga também será muito melhorada.

Na fase de aplicação e desenvolvimento, experimentos de pesquisa espacial em larga escala e novos testes tecnológicos serão realizados em campos como ciência da vida espacial e estudos do corpo humano, ciência da física da microgravidade, astronomia espacial e ciência da Terra.

Em 2023, a China planeja lançar seu primeiro grande telescópio de pesquisa espacial para realizar estudos em variadas áreas. “Realizaremos pesquisas científicas de ponta sobre a formação e evolução da estrutura cósmica, matéria escura e energia escura, exoplanetas e corpos solares, e esperamos alcançar uma série de grandes inovações”, disse Hao.

No último sábado (17), a tripulação da missão Shenzhou-13 desembarcou no deserto de Gobi, na região norte da Mongólia Interior, após uma estadia na estação espacial Tiangong de 183 dias, recorde para o país no espaço.

Durante a missão, a astronauta Wang Yaping realizou a primeira caminhada espacial chinesa feita por uma mulher. Wang, o comandante Zhai Zhigang e o tripulante Ye Guangfu também lecionaram física para estudantes do ensino médio.

De acordo com Hao Chun, o país lançará mais três astronautas para sua estação espacial em junho, para passar em torno de seis meses por lá para adição de dois novos módulos ao “Palácio Celestial” (o módulo central Tianhe). Chun anunciou que o módulo Wentian será lançado em julho, seguido do módulo Mengtian, em outubro.