A SAP, uma das maiores empresas de softwares empresariais do mundo, planeja sair totalmente da Rússia por conta da invasão à Ucrânia. Porém, mesmo que encerre seus serviços no país, os usuários russos ainda poderão usar os softwares da empresa por anos, mas sem suporte técnico oficial.

Caso oficialize sua saída da Rússia, a SAP se junta a uma extensa lista de empresas que encerraram suas operações no país. Uma dessas empresas é uma das principais rivais da gigante alemã, a estadunidense Oracle, que suspendeu a venda de seus produtos e serviços nos primeiros dias da invasão russa.

publicidade

Os planos de liquidação da SAP na Rússia devem levar alguns meses para ficarem prontos e mais de 1.200 funcionários serão remanejados ou desligados. Outras grandes empresas, como McDonald’s, Starbucks, Nokia e Goldman Sachs já saíram do país desde o início do envio das tropas à Ucrânia.

Clientes sancionados já estão sem suporte

Com sede na Alemanha, a SAP é uma das maiores fabricantes de softwares para gerenciamento de processos de negócios do mundo. De acordo com o diretor financeiro global da empresa, Luka Mucic, a empresa não está fornecendo atualizações ou suporte para clientes sancionados.

publicidade

“Não há um botão vermelho mágico que a SAP possa pressionar para fazer com que essas licenças de software desapareçam dos computadores”, disse Mucic sobre os produtos, vendidos como softwares licenciados ou por assinatura através da nuvem.

Empresas têm uma saída

Banco de dados
Empresas têm a opção de migrar seus dados para datacenters fora da Rússia. Crédito: Basiczto/Shutterstock

Como uma opção para empresas que não estão sofrendo sanções, a SAP sugeriu a exclusão dos dados armazenados localmente na Rússia ou a migração dos mesmos para data centers fora do país. Os clientes que não migrarem seus dados, porém, não terão seus contratos renovados.

publicidade

Leia mais:

Fundada em 1972, a SAP tem presença na Rússia há mais de 30 anos, o que contribui com uma pequena parte da receita global da empresa. Os negócios da SAP na região que compreende Rússia, Ucrânia e Belarus representam em torno de 1,5% do total da receita da companhia.

publicidade

Via: CNN Brasil

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!