A Renault, que hoje possui 43% da Nissan, deve negociar sua participação na marca japonesa para poder financiar seus planos junto aos carros elétricos. Como resultado, bilhões de euros poderão ser destinados pela empresa francesa a um setor em alta no mercado automobilístico.

Segundo as informações, são 1,83 bilhão de ações que a Renault possui da Nissan (e a própria montadora japonesa poderá adquirir parte delas se as negociações ocorrerem). A francesa também está procurando outros compradores.

Leia também:

A parceria entre Renault e Nissan existe há cerca de 23 anos, em uma estrutura de participação cruzada desigual – a Nissan possui apenas 15% da parceira francesa e não tem direito a voto. Entretanto, quaisquer planos de venda estariam sujeitos à aprovação da parceira da aliança, disse o chefe financeiro da Renault, Thierry Piéton.

publicidade

Planos elétricos da Renault

Atualmente, a presença de veículos elétricos da marca francesa é bastante mínima no mercado. Nesse sentido, boa parte do valor resultado de uma redução de sua participação no valor de cerca de 7 bilhões de euros (R$ acima de 36 bilhões) poderia ser destinada aos seus planos para os EVs. Seu negócio convencional poderia então unir forças com uma parceira – e uma opção seria a Zhejiang Geely, que controla a Volvo.

A Renault fechou acordo de produção conjunta com a chinesa no início deste ano para uma fábrica sul-coreana, havendo também a possibilidade de atuação das empresas na China. De qualquer forma, as ações da Nissan caíram 5% nesta segunda-feira (25), sua maior queda em mais de um mês, após surgirem as informações de que a principal acionista Renault está considerando reduzir sua participação na montadora.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!