A Receita Federal abriu, nesta segunda-feira (25), a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) do mês de abril. De acordo com o Fisco, o lote corresponde a restituições residuais de exercícios anteriores, contemplando 210.153 contribuintes.

O valor total do crédito é de R$ 180.556.530,18. O crédito bancário para essas pessoas será feito nesta sexta-feira (29). Do total, mais de R$ 72 milhões é destinado a contribuintes com prioridade legal. Ou seja, idosos, pessoas com alguma deficiência, física ou mental, ou moléstia grave, e também contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

publicidade

Leia mais:

Esses grupos somam, juntos, quase 40 mil pessoas. O lote residual de restituição do Imposto de Renda ainda contempla 170.448 contribuintes não prioritários.

O Leão destaca que, caso o contribuinte não resgate o valor da restituição no prazo de 1 ano, é preciso utilizar outro meio. O cidadão dele requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal. Lá, vai acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicando em seguida em “Meu Imposto de Renda” e, por fim, pressionar “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Veja como consultar o lote residual do Imposto de Renda:

  1. Acesse a página da Receita Federal e clique em “Meu Imposto de Renda”
Imagem: Reprodução

2. Na página seguinte, role para baixo e clique em “Consultar a Restituição”.

Imagem: Reprodução

3. Ao ser redirecionado, o contribuinte vai ver diversas informações e orientações, além de outros canais para realizar a consulta, como o aplicativo para celulares e tablets.

4. Para realizar a consulta simplificada, aperte em “Iniciar”.

Imagem: Reprodução

5. Em seguida, preencha os dados solicitados e o ano da declaração. Aperte “Consultar”.

Imagem: Reprodução

6. A situação da restituição do contribuinte será mostrada em seguida. Se o dinheiro já tiver sido pago no ano em questão, a mensagem exibida vai dizer “Creditada”. Caso contrário, aparecerá “Enviada para crédito no banco”, com os dados da conta informada na declaração.

7. Em caso de valor a ser recebido no lote residual, orienta o contribuinte que deseja mais informações a consultar a página “Meu Imposto de Renda – Extrato da DIRPF”. É possível acessar a ferramenta usando a senha Gov.br.

Caso o dinheiro não seja depositado na data, por diversos motivos, incluindo o encerramento da conta, os valores ficam disponíveis para resgate no Banco do Brasil. Dá para reagendar pelo site https://www.bb.com.br/irpf. É possível entrar em contato ainda pela Central de Relacionamento BB , nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!