Nesta segunda-feira (25), a Samsung anunciou que as inscrições para a 9ª edição brasileira do Solve For Tomorrow estão abertas. O programa é coordenado pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e tem o objetivo de incentivar o empreendedorismo em alunos e professores da rede pública de ensino para que desenvolvam soluções em ciências, tecnologia e engenharia.

A iniciativa acontece no Brasil desde 2014 e faz parte da área de cidadania corporativa da Samsung, envolvendo mais de 165 mil estudantes, mais de 23 mil professores e mais de 5 mil escolas públicas. Em todas as edições, quase 10 mil projetos foram inscritos.

publicidade

Leia também:

No ano passado, o ‘Solve For Tomorrow’ teve 2.130 estudantes, 2.374 professores e 461 escolas públicas de todo o país. Os temas mais explorados foram: educação, infraestrutura urbana ou rural e saúde. Os vencedores nacionais foram alunos da Escola Estadual Professor Sebastião de Oliveira Rocha, que fica na cidade de São Carlos, em São Paulo.

publicidade

O projeto vencedor achou uma solução para reaproveitar as sobras de comida da escola para produzir biogás. Os alunos usaram materiais de baixo custo para projetar um biodigestor, além de um equipamento que acelera a decomposição de matérias orgânicas. Depois, eles criaram um aplicativo para ajudar as merendeiras a calcularem a quantidade de alimentos, sendo mais viável e prático reduzir o desperdício.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!