Na maior parte da população a infecção por Covid-19 dura no máximo duas semanas. No entanto, hoje já sabemos que existem casos da chamada Covid-19 de longa duração em que o vírus fica presente no corpo durante um período de tempo maior e, em alguns casos, muito maior.

Pesquisadores do Reino Unido acreditam terem encontrado o caso de infecção por Covid-19 mais longa do mundo, em um homem que testou positivo por 505 dias antes de sua morte. Anteriormente, o recorde era de um caso também no país, em que um paciente testou positivo durante 335 dias. 

O estudo foi conduzido por pesquisadores do King’s College London e analisou o caso do paciente, que não teve o nome divulgado. O homem teve Covid-19 em 2020 e sofreu com sintomas respiratórios. Os sinais melhoraram, mas ele testou positivo para a doença 45 vezes antes de morrer. 

Testou positivo para Covid-19 

A pesquisa conclui que novas variantes podem surgir justamente em pacientes com a Covid-19 de longa duração, que geralmente atinge pessoas com o sistema imunológico enfraquecido. “Amostragem regular e análise genética do vírus mostraram que cinco dos nove pacientes (que tiveram Covid-19 longa e foram estudados) desenvolveram pelo menos uma mutação observada em variantes preocupantes”, explica Gaia Nebbia, uma das autoras do estudo, para à AFP.

publicidade

Leia mais:

Todos os pacientes que foram analisados tinham sistemas imunológicos enfraquecidos devido a transplante de órgãos, HIV, câncer ou outras terapias médicas. O grupo foi estudado entre março de 2020 e dezembro do ano passado.

Quatro, dos nove pacientes, morreram durante o estudo. Entre os cinco que sobreviveram, dois se recuperaram sem tratamento, outros dois tomaram anticorpos e antivirais e o último indivíduo ainda testa positivo para a doença cerca de 412 dias após o primeiro diagnóstico. Os resultados serão apresentados no Congresso Europeu de Microbiologia Clínica e Doenças Infecciosas, em Lisboa.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!