No evento online Media Forum 2022 realizado hoje, a Samsung apresentou mais detalhes sobre a tecnologia e os recursos do seu atual portólio de TVs, com as novas versões da Neo QLED 8K e das TVs Lifestyle, além da Micro LED, todas reveladas na CES 2022.

Seguindo seu lema “screens Everywhere, Screens for All” ou “telas em todos os lugares, telas para todos”, o Samsung Media Forum 2022, antes conhecido como Tech Seminars, teve três sessões. A primeira sessão foi focada na tecnologia, com destaque para a Neo QLED 8K e a Micro LED, além das novas soundbars. Já a segunda foi sobre a linha de TVs Lifestyle, e as novidades de software das novas TVs, além do projetor The Freestyle. A terceira e ultima sessão mostrou os esforços ecológicos da empresa.

Os ótimos recursos da Neo QLED 8K

Samsung Neo QLED 8K ganha suporte que gira a tela com o smartphone
Samsung Neo QLED 8K / Divulgação: Samsung

Vamos começar pela Neo QLED 8K, que teve maiores detalhes revelados pela Samsung no Media Forum 2022. A versão 2022 dessa TV da Samsung conta com mapeamento de contraste de 14-bit. Assim, ela consegue mostrar todos os detalhes, mesmo em cenas com pontos brilhantes e escuros na mesma cena.

Além disso, elas contam com controle de luz adaptado a formas, que analisa linhas, formas e superfícies para controlar o formato da luz, aumentando o brilho e precisão de todos os objetos na tela.

publicidade

Outro destaque da nova linha Neo QLED 8K é o processador Neural Quantum Processor 8K, que tem 20 redes neurais, quatro a mais que a versão 2021. Essas redes neurais são usadas para analisar diferentes cenas, e assim, fazer o upscaling indicado dependendo do tipo de conteúdo.

Com o Real Depth Enhancer, o processador reconhece a posição de um objeto na tela, e aumenta o brilho e o contraste dele, sem processar o fundo, criando um efeito tridimensional no objeto.

A Samsung também falou sobre os recursos feitos especialmente para gamers, como o novo Gaming Hub, o Motion Xcelerator Turbo Pro 4K com taxa de atualização de 144Hz e portas compatíveis com HDMI 2.1.

As novas TVs contam com o Cloud Gaming, melhora a qualidade dos seus jogos usando upscaling feito com IA, e HDR10+ Gaming, que oferece a experiência de jogar em HDR10+. Além disso, elas conatm com a capacidade de adaptarem as configurações para cada tipo de game como FPS, RTS, RPG, esportes e mais.

Micro LED é a aposta para o futuro próximo

Nova geração da TV Micro LED da Samsung tem bordas quase imperceptíveis
Nova geração da TV Micro LED da Samsung tem bordas quase imperceptíveis / Divulgação: Samsung

Outro trecho dessa sessão mostrou mais detalhes sobre as TVs Micro LED, que contam com diferentes tamanhos (80, 101 e 114 polegadas). Essa é a próxima geração de tecnologia para TVs da Samsung, que mostra imagens vívidas em um formato modular, com uma duração de até 100 mil horas.

A tela Micro LED é compatível com HDR com processamento de 20-bit. Além disso, ela também é compatível com 100% das gama de cores do DCI-P3 e do Adobe RGB. A sessão terminou com as novas soundbars, também apresentadas pela Samsung na CES 2022. Um detalhe interessante é que como as novas soundbars e as TVs Neo QLED 8K contam com Dolby Atmos, o sistema pode ter até 22 canais de áudio.

TVs e acessórios da linha Lifestyle

Fechando o Media Forum 2022, a Samsung mostrou mais detalhes os novos recursos das TVs Lifestyle, como a tela matte que mostra o conteúdo na tela sem reflexos.

Outro destaque foi o modo EyeComfort (Conforto para Visão), que analisa e ajusta automaticamente o brilho das TVs de acordo com o brilho do ambiente, além de contar com informações sobre o nascer e por do sol para oferecer sempre a imagem mais confortável para os olhos.

Além disso, foi melhor explicada a calibração inteligente da tela, um recurso bem simples e útil, que pode ser feito facilmente com o seu smartphone. Esse modo de calibração conta com duas configurações, uma análise mais simples, e outra mais demorada e detalhada.

Software e acessórios

A sessão também mostrou o novo Smart Hub e o Samsung TV Plus, que oferece vários conteúdos de graça. É possível usar a TV como um hub para seus dispositivos SmartThings, que podem mostrar quem está tocando na porta sem interromper o conteúdo. Outro detalhe interessante é o recurso MultiView, que divide a tela em até quatro partes. Assim, o usuário pode assistir a vários conteúdos simultaneamente, além de jogar ou ouvir música.

Além disso, durante essa sessão, também foi melhor detalhado o Samsung Gaming Hub. Essa interface foi criada para ajudar a encontrar jogos e também ajustar configurações facilmente, usando uma barra de controle sem ter que sair do game.

Foi mostrado o recurso de descobrir, comprar e mostrar NFTs na tela da TV, que pode ser algo de nicho, mas certamente seu público. Foram mostrados os treinos do Samsung Health, que pode inclusive analisar a sua postura durante os exercícios pela sua câmera, smartphone ou smartwatch. As TVs Samsung são compatíveis com o Google Duo, e assim podem ser usadas para chamadas em vídeo.

The Freestyle (Imagem: divulgação/Samsung)
The Freestyle (Imagem: divulgação/Samsung)

A sessão terminou com os acessórios com o suporte que gira a tela com o smartphone, que também estão disponíveis para a Neo QLED 8K. Além disso, foi mostrado um detalhe interessante do projetor The Freestyle é que ele capaz de compensar a cor de uma parede na qual esteja projetando para acertar as cores.

Leia também:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!