A General Motors (GM) acaba de anunciar que sua nova picape Montana, da marca Chevrolet, está em seu estágio final de desenvolvimento. Ou seja, o veículo está na fase de testes finais, “quando unidades ainda pré-série são usadas para validações e os últimos aprimoramentos”, conforme explica a publicação oficial.

Esperada para chegar às concessionárias Chevrolet em 2023, a nova Montana vai estrear um conceito inédito de caminhonete para a marca. “Estamos trabalhando, por exemplo, para que ela seja a picape com menor índice de ruído e vibração do segmento”, antecipa Luiz Eduardo Martins, gerente sênior de Engenharia Veicular da GM América do Sul.

Leia também:

Em sua nota, a GM traz que, enquanto a linha de montagem do veículo estava sendo preparada na fábrica da empresa em São Caetano do Sul, seus engenheiros já haviam construído artesanalmente os primeiros protótipos da nova Montana. Incluindo itens ferramentais especiais, como impressoras 3D.

publicidade

Tais protótipos trazem características arquitetônicas e mecânicas idênticas às do modelo idealizado pelos projetistas. Detalhes de design e acabamento, como os dos faróis, lanternas, rodas e painel da cabine costumam, nesta fase, desempenhar apenas um papel funcional, e não visual.

Protótipo pode ultrapassar 20 vezes o preço de um carro tradicional

Para montar cada protótipo, pode levar mais de seis meses e 50 pessoas envolvidas. “Construir um carro de forma quase artesanal com o mesmo nível de desempenho e resistência de um modelo de série chega a ultrapassar 20 vezes o preço de um carro tradicional”, explica Dulio Freitas, gerente sênior de Engenharia Experimental da GM América do Sul.

A GM também usou disfarces (camuflagem) para não revelar o visual da Montana antes do lançamento, com direito a adesivos zebrados de diferentes estampas “que embaralham a lente da câmera dos paparazzi”, diz Martins. “Capas e espumas também ajudam a disfarçar as linhas e os vincos da carroceria da futura picape da Chevrolet”, revela.

Conforme trouxemos em março, a picape será o maior modelo da nova família de veículos globais da marca americana, hoje composta pelas atuais gerações de Onix, Onix Plus e Tracker. O lançamento agendado para 2023 se deu por conta da falta de semicondutores e da pandemia da Covid-19. Inicialmente, a Montana seria lançada no segundo semestre de 2022.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!