O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (28) que os contraceptivos injetáveis de aplicação mensal foram incluídos na lista de medicamentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).  

De acordo com a portaria publicada no Diário Oficial da União, serão disponibilizados contraceptivos de acetato de medroxiprogesterona e o cipionato de estradiol, o algestona acetofenida e o enantato de estradiol. 

Leia também!

As áreas técnicas terão um prazo máximo de 180 dias para efetivar a oferta dos contraceptivos às mulheres que procurarem o SUS. A incorporação dos produtos foi uma recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologia no Sistema Único de Saúde (Conitec).  

publicidade

O SUS também disponibiliza para a população outros tipos de contraceptivos, como o diafragma e os preservativos, tanto masculino quanto feminino.  

Além disso, também existem opções hormonais e o DIU de cobre, um dispositivo intrauterino em forma de T que é colocado dentro do útero e libera uma pequena quantidade de cobre para impedir que os espermatozoides fertilizem os óvulos. 

Diversos modelos de contraceptivos
Contraceptivos injetáveis mensais são incluídos na lista do SUS. Imagem: JPC-PROD/Shutterstock

Anvisa anuncia recolhimento de chocolates Kinder 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pediu de maneia oficial que os chocolates da marca Kinder que tenham sido fabricados na Europa sejam recolhidos no Brasil. Os produtos viraram alvos de investigação após países europeus confirmarem casos de salmonella causados pelos chocolates.   

A Ferrero, empresa dona da marca Kinder, reconheceu que os chocolates fabricados na Europa estão sendo vendidos no Brasil. No entanto, a companhia afirmou que a importação foi feita por terceiros, sem vínculo com a Ferrero.   

Via: Agência Brasil

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!