A indiana Tata Motors, empresa que controla a Jaguar Land Rover, acaba de apresentar seu conceito totalmente elétrico Avinya, antecipando suas ideias no universo da motorização movida a eletricidade. Baseado na arquitetura elétrica dedicada GEN 3, o veículo traz em sua nomenclatura o derivado da língua sânscrita que significa “Inovação”.

Segundo a Tata, o Avinya fornece uma experiência ao cliente “extremamente premium”. Os detalhes sobre o conceito elétrico são escassos por enquanto, mas a montadora indiana diz que a bateria (não especificada) tem energia suficiente para pelo menos 500 km de alcance após ser carregada por menos de 30 minutos.

Leia também:

Avinya de lado
Imagem: Divulgação/Tata Motors

Tata quer liderar eletrificação na Índia

As expectativas dos responsáveis da Tata Motors são de que o Avinya não apenas acelere a adoção de carros elétricos, mas também lidere esse movimento na Índia. O conceito ganhou um teaser postado pela empresa no YouTube, no canal de sua divisão Tata Passenger Electric Mobility Limited. Dê uma olhada:

publicidade

Em termos de design, temos um veículo que apresenta iluminação em filetes na frente e atrás, que inclusive simulam o logotipo da Tata, além de grandes rodas e um corpo em estilo minivan. Além disso, o Avinya não possui o pilar B, como mostram as quatro portas que se abrem ao contrário, oferecendo uma entrada maior e mais facilitada para os passageiros.

Portas que abrem de forma contrária, do conceito da Tata
Imagem: Divulgação/Tata Motors

Os retrovisores laterais, por sua vez, são dotados de câmeras, ao mesmo tempo em que adotam uma estrutura bem fina (apresentando uma sintonia com os filetes da iluminação). Já por dentro, detalhes nas imagens dão conta de um banco dianteiro de passageiro que pode girar e um piso liso, que aumenta o espaço.

Detalhe do bando do passageiro, que gira
Imagem: Divulgação/Tata Motors

Um outro detalhe está na ausência de um display central no painel. Em vez disso, o interior semelhante a um lounge tem uma tela afixada no volante. O conceito elétrico Avinya deverá se transformar em um modelo de produção até 2025, conforme traz a Tata Motors.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!