Nesta sexta-feira (29), um foguete Falcon 9 da SpaceX vai enviar um grande lote com 53 satélites Starlink à órbita da Terra. Quem tiver interesse em acompanhar o evento, poderá assistir em tempo real pelo canal da empresa no YouTube.

Lançamento de foguete em base da SpaceX
Apenas neste ano, a SpaceX já fez nove lançamentos de lotes de satélites Starlink, estabelecendo um total de mais de 2,4 mil deles em órbita. Crédito: SpaceX/CC BY-NC 2.0

A decolagem está programada para acontecer às 18h27 (pelo horário de Brasília), a partir da Estação da Força Espacial em Cabo Canaveral, na Flórida.

Se tudo correr de acordo com o planejado, o primeiro estágio do foguete voltará à Terra e pousará em uma balsa-drone da SpaceX no Oceano Atlântico, cerca de 8,5 minutos após a decolagem. Já o estágio superior do Falcon 9 será responsável por implantar os satélites de internet banda larga em torno de uma hora após o lançamento.

Leia mais:

publicidade

Essa será a quarta decolagem da empresa nos últimos 12 dias e a segunda em apenas três dias. Além disso, será a sexta vez que esse primeiro estágio Falcon 9 é utilizado, de acordo com uma descrição da missão relatada pela SpaceX. O propulsor também ajudou a lançar dois satélites GPS, outro lote Starlink e dois voos particulares tripulados pioneiros: a missão Inspiration4, em setembro de 2021, e a Ax-1, que marcou a primeira missão de astronautas totalmente privada à Estação Espacial Internacional (ISS).

Até o momento, a empresa de Elon Musk já lançou cerca de 2,4 mil satélites Starlink no total, com nove lançamentos feitos em 2022. E a megaconstelação ainda ficará maior, já que a SpaceX tem autorização para 12 mil satélites e solicitou aprovação para outros 30 mil, totalizando 42 mil.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!