Drones costumam ser barulhentos devido às hélices, mas a startup americana Undefined Technologies quer mudar o paradigma. Trata-se do Silent Venus, um drone silencioso de última geração e 100% elétrico.

À primeira vista, o Silent Venus quase não se parece com um drone comum. Ele usa propulsão iônica através de uma tecnologia exclusiva que promete emitir um ruído mínimo vindo da aeronave.

O motor, de acordo com a empresa, apresenta uma grade de eletrodos com pelo menos duas camadas. Ambas são alimentadas com tensões altas e opostas para acelerar o ar ionizado para baixo e produzir impulso. No visual, porém, é preciso ressaltar que a arquitetura deixa o design um tanto temerário, com o drone silencioso parecendo um escorredor de pratos voador por baixo.

De qualquer forma, a Undefined Technologies foca no fator do ruído para justificar o veículo. De acordo com a empresa, drones de entrega comercial geram entre 85 e 96 dB de ruído, algo que ultrapassa o limite definido nos Estados Unidos — 50 a 70 dB — para zonas residenciais, industriais e comerciais. Neste sentido, segundo uma pesquisa da Nasa citada pela empresa, as pessoas tendem a achar o zumbido agudo dos drones pior que o ruído do tráfego rodoviário.

publicidade
Drone silencioso Silent Venus
Drone parece um escorredor de pratos voador por baixo (Undefined Technologies/Divulgação)

Startup quer atingir níveis abaixo de 70 dB com drone silencioso

A Undefined Technologies pretende atingir níveis de ruído abaixo de 70 dB com o Silent Venus e já compartilhou imagens de protótipos completando missões de voo de teste de até dois minutos e meio abaixo de 85 dB. A meta é aumentar o tempo de voo e reduzir ainda mais o nível do barulho. Assim, os drones podem ser utilizados para uma variedade de aplicações — de entregas comerciais a operações civis e militares.

No entanto, até então, a Undefined Technologies não forneceu tantas informações sobre a tecnologia. No vídeo acima, feito em dezembro de 2021, é possível ver o novo protótipo no ar, mas a filmagem é cortada para que o público não possa ver o tempo total de jornada. Parece um pouco mais estável do que a prova de conceito, embora esteja voando em ambientes fechados sem ventos para enfrentar.

De qualquer forma, a empresa da Flórida promete um drone com “física inovadora” no futuro, “tornando viável o uso de propulsão iônica em condições atmosféricas com desempenho superior de até 160% em comparação com as tecnologias atuais de propulsores iônicos”. Recentemente, a empresa recebeu um investimento de US$ 2 milhões (cerca de R$ 10 mi) para desenvolver o drone silencioso.

Crédito da imagem principal: Undefined Technologies/Divulgação

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!