A Ford desenvolveu sua elétrica F-150 Lightning com capacidade de oferecer informações mais precisas sobre alcance para os motoristas, inclusive quando a picape está rebocando. Hoje (02), uma publicação da montadora trouxe mais detalhes sobre as tecnologias Intelligent Range e Power My Trip.

Basicamente, a ideia é deixar o motorista da F-150 Lightning mais seguro com relação ao quanto a picape poderá rodar, mesmo com reboque. Isso a partir de métricas baseadas em experiências reais e uso de energia em tempo real.

Leia também:

“Sabemos que muitos clientes da F-150 Lightning serão proprietários de veículos elétricos pela primeira vez”, disse Linda Zhang, engenheira-chefe da caminhonete elétrica da Ford. “É por isso que criamos tecnologias inteligentes para ajudar a eliminar a preocupação de rebocar longas distâncias, oferecendo aos clientes cálculos de alcance mais confiáveis ​​e precisos e, em seguida, localizar automaticamente os pontos de carga ao longo do caminho, se necessário”.

publicidade

Intelligent Range

A tecnologia Intelligent Range coleta com uma gama de sensores os principais dados do veículo para determinar a quantidade de energia elétrica que o motorista está usando em tempo real. Isso inclui velocidade do tráfego, temperatura ambiente, energia da bateria disponível, além de hábitos do motorista, uso do controle climático e topografia da rota.

Por meio de computação em nuvem, o sistema calcula o uso de energia de outros tipos de veículos elétricos da Ford semelhantes operando em condições parecidas. Todo o refinamento acontece automaticamente, com a F-150 Lightning também enviando seus dados à nuvem pelo seu sistema (como o peso que está sendo rebocado, que é medido pelas balanças de bordo disponíveis).

Fazendo uso de atualizações sem fio (over-the-air, OTA), a tecnologia Intelligent Range da Ford refina o sistema, que fica mais robusto ao longo do tempo para oferecer informações de alcance cada vez mais precisas. Dentre os índices principais dos cálculos, estão peso total da carga e do reboque em baixas velocidades e perfil aerodinâmico em velocidades mais altas, segundo Zhang.

Power My Trip

Utilizando o aplicativo móvel FordPass mais recente conectado aos veículos, a tecnologia Power My Trip é um sistema de mapeamento online onde os condutores podem planejar as suas viagens. Isso permite maximizar a eficiência e o alcance da F-150 Lightning e encontrar estações de carregamento no caminho.

O sistema é voltado mais para a América do Norte, pois utiliza toda a Ford BlueOval Charge Network, compreendendo mais de 20.500 locais e mais de 70.000 plugues em toda aquela região. Só para termos uma ideia, a Ford diz que a rede inclui mais de 7.300 carregadores rápidos DC, alguns dos quais são capazes de recuperar 15-80% SOC em 41 minutos.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!