Uma pesquisa publicada na revista Nature Communications aponta que existem dois mecanismos responsáveis por casos graves de Covid-19 em crianças. A descoberta foi realizada após a análise de amostras de sangue de 20 crianças saudáveis e outras 33 infectadas pelo SARS-CoV-2.  

O estudo mostrou que o funcionamento das vias de coagulação do sangue e de determinadas proteínas do sistema imunológico podem ser os principais causadores de uma manifestação grave da doença nos pequenos.  

publicidade

Leia também!

Todos os pacientes infectados tinham síndrome do desconforto respiratório agudo ou síndrome inflamatória multissistêmica, que gera inflamações em diferentes partes do corpo, como, por exemplo, pulmão, coração e até mesmo cérebro.  

publicidade

Um dos principais autores do estudo e professor do Murdoch Children’s Research Institute (MCRI), Conor McCafferty, ressaltou que crianças normalmente desenvolvem poucos sintomas da Covid-19, quando infectadas, mas que era necessário entender o que faz alguns pequenos terem a forma grave da doença.  

“Nossa pesquisa foi a primeira a descobrir as vias específicas de coagulação do sangue e proteínas imunes afetadas em crianças com Covid-19 que desenvolveram sintomas graves”, disse. 

publicidade
Crianças. Imagem: Shutterstock
Pesquisadores descobrem causadores da Covid-19 grave em crianças. Imagem: Albr Shutterstock

Os pesquisadores utilizaram um método experimental que permite avaliar quase 500 proteínas que circulam no sangue de uma só vez. Deste modo, foi possível identificar mais de 85 proteínas como responsáveis pela síndrome inflamatória multissistêmica , e outras 52 responsáveis pela síndrome do desconforto respiratório agudo.  

“Conhecer os mecanismos associados à Covid-19 grave em crianças e como a coagulação do sangue e o sistema imunológico das crianças reagem ao vírus ajudará a diagnosticar e detectar casos agudos e nos permitirá desenvolver um tratamento direcionado”, apontou a primeira autora do estudo, Vera Ignjatovic. 

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!