A Amazon está fazendo de tudo para impedir que seus trabalhadores sejam sindicalizados. Nesta segunda-feira (2), houve uma eleição sindical histórica em um armazém da empresa em Nova York e a gigante da tecnologia entrou com um recurso que pretende anular a votação por meio de uma audiência interna.

Segundo a varejista online, há fortes indícios de manipulações dos votos e pressões para que os trabalhadores participassem da eleição. O Sindicato nega as acusações. 

publicidade

Vitória sindical em Staten Island 

Esse é o segundo armazém da Amazon que tenta a sindicalização. No galpão instalado no bairro de Staten Island, houve a participação de 55% dos colaboradores, todos já inscritos no Sindicato Trabalhista. 

A principal luta é por melhores salários e segurança no ambiente de trabalho. A eleição foi um marco histórico e obteve uma vitória nos quase 28 anos da empresa, que é a segunda maior dos EUA, ficando atrás somente do WalMart

publicidade

Leia mais:

Em busca do cancelamento 

Em sua tentativa de anular a segunda eleição sindical ocorrida em seus armazéns, a Amazon apresentou 25 objeções que podem ser significativas para invalidar o resultado. Para registrar as objeções, depoimentos serão colhidos a partir do dia 23 de maio, processo que deve levar semanas. 

publicidade
eleição sindical amazon
Amazon sofre constantes protestos por conta das más condições de trabalho, racismo, entre outros. Agora, empresa está tentando barrar a sindicalização dos seus trabalhadores. Imagem: Shutterstock

No entanto, o advogado do Sindicado, Eric Milner, acredita que a Amazon não obterá êxito na tentativa de anular a eleição sindical. “Embora estejamos desapontados com qualquer atraso da Amazon em suas obrigações de negociação, continuamos confiantes de que todas as objeções serão anuladas”, disse.

Transparência? 

A porta-voz da Amazon, Kelly Nantel, informou que todos os funcionários terão liberdade para falarem e que serão devidamente ouvidos. 

publicidade

“Queremos que nossos funcionários tenham suas vozes ouvidas e, neste caso, isso não aconteceu – menos de um terço dos funcionários do local votaram no sindicato”, informou a representante da empresa.

Via: Reuters

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!