Após um extenso debate sobre criptomoedas, a Wikimedia Foundation (WMF), organização responsável pela Wikipedia, decidiu não aceitar mais doações em Bitcoin, Bitcoin Cash ou Ethereum. Mesma decisão tomada pela Mozilla em janeiro deste ano.

A notícia veio logo após um levantamento conduzido pela própria fundação, cujo resultado foi: dos quase 400 membros da comunidade, 234 votaram pelo fim das contribuições em cripto.

publicidade

Os principais argumentos contra os criptoativos foram: sustentabilidade ambiental e o risco de fraude, fatores que ainda geram discussão no mundo cripto. 

Ilustração 3D das criptomoedas bitcoin e ethereum
Após a decisão, a Wikimedia confirmou que fechará sua conta Bitpay, impedindo quaisquer doações futuras. Imagem: astro boie/Shutterstock

Vale recordar que a Wikimedia começou a aceitar doações em Bitcoin em 2014. Inicialmente, a Coinbase gerenciava as doações antes da BitPay assumir o posto, o que permitiu receber contribuições em mais criptomoedas.

publicidade

Pouca adesão às doações em criptomoedas

Mesmo antes da proibição, as criptomoedas eram pouco relevantes no caixa da fundação. Ao longo de todo o ano passado, por exemplo, a Wikimedia Foundation recebeu apenas 347 doações em cripto, pouco mais de US$ 130 mil.

Segundo Julia Brungs, especialista em relações com a comunidade da WMF, essas doações representaram apenas 0,08% de toda a receita registrada no ano passado.

publicidade

Leia mais:

Entenda o caso

O debate começou a ganhar força em janeiro deste ano. Quando Molly White, engenheira de software e editora da Wikipedia, propôs que a WMF parasse de receber doações em criptomoedas, argumentando que a prática vai contra o compromisso da organização com a sustentabilidade ambiental. 

publicidade

“Estou muito feliz que a Wikimedia Foundation tenha implementado o pedido de sua comunidade”, declarou White, que postou mais detalhes sobre a decisão no Twitter.

A engenheira também citou o caso recente da Mozilla, que também decidiu interromper as doações em criptomoedas após receber fortes críticas.

Via: Decrypt, The Verge

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!