A turbina eólica portátil Shine é uma solução para gerar energia em qualquer lugar, com uma bateria interna de 12.000 mAh de 5V recarregada pelas hélices e pelo motor.

Além disso, a turbina Shine gira automaticamente para ficar na direção do vento. Apesar de funcionar para gerar energia, ela também pode ser carregada na tomada pela USB e usada como um power bank, embora isso não faça muito sentido.

Essa turbina foi desenvolvida pela empresa canadense Aurea, com a engenheira mecânica Cat Adalay e a designer Rachel Carr sendo as responsáveis pelo projeto. Vale citar que a empresa financiou a Shine Turbine em 2021 pelo site de crowdfunding Indiegogo, e já arrecadou mais de R$ 1 milhão de reais.

Um dos grande méritos da turbina Shine é a sua praticidade, com uma montagem que pode ser feita em apenas 2 minutos. Com hélices de 60 cm e 91,4 cm de altura, ela fica com 35 cm x 10 cm ao ser guardada, e assim pode ser facilmente levada em qualquer mochila. Além disso, ela não é só compacta, mas também é bem leve, pesando só 1,3 kg.

publicidade

Velocidade de carregamento da turbina Shine depende da intensidade do vento

A saída de energia da turbina Shine é de no máximo 40W, mas a velocidade do carregamento depende da força do vento. Assim, ela consegue carregar um smartphone com um vento forte de 45 km/h em 20 minutos, em um vento normal de 28 km/h em 1 hora e 9 minutos e com uma leve brisa de 12 km/h, em 12 horas e 26 minutos. Essas informações são da Aurea, que mostra uma tabela com o tempo de carregamento de vários dispositivos.

No lançamento, essa turbina está custando 418 dólares canadenses, ou R$ 1.615. A entrega está prevista para outubro desse ano.

Clique abaixo para ver o vídeo de apresentação da turbina Shine, mostrando como ela é fácil de montar, e como fica compacta quando está guardada.

Leia também:

Via Core 77

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!