A Fórmula E, maior categoria de carros elétricos do mundo, vai correr em São Paulo pela primeira vez em 2023. O primeiro ePrix, que é como são chamadas as corridas da categoria, no Brasil deve ser realizado em 25 de março de 2023, em um traçado montado no Sambódromo do Anhembi.

De acordo com a FIA, que comanda a categoria, o contrato para trazer a Fórmula E para o Brasil foi assinado entre a SPTuris e a GL Events, responsável pela gestão do Anhembi. Essa não é a primeira vez que o sambódromo recebe uma corrida de carros, entre 2010 e 2013, a Fórmula Indy correu no local.

publicidade
Fórmula Indy correu em um traçado montado no sambódromo do Anhembi entre 2010 e 2013. Crédito: YouTube/Reprodução

Primeiro contrato é de cinco anos

O contrato entre a Fórmula E e São Paulo tem, inicialmente, validade de cinco anos, com opção de renovação. Para aparecer já em 2023, porém, será necessário que o traçado seja aprovado pela FIA na reunião do Conselho Mundial de Automobilismo, prevista para junho deste ano.

O co-fundador e CEO da categoria, Alberto Longo, comemorou o acordo e destacou a importância do Brasil no cenário do automobilismo mundial. Segundo ele, o país é um grande mercado que nutre uma “antiga e enorme paixão pelo automobilismo”.

publicidade

Namoro antigo

Essa não é a primeira vez que a Fórmula E chega perto de correr no Brasil. Na primeira temporada da categoria, em 2014, um contrato chegou a ser assinado para que fosse realizada uma corrida no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro. Porém, um entrave impediu que a corrida acontecesse.

Leia mais:

publicidade

Na ocasião, foram solicitadas mudanças sutis no traçado do circuito, que fariam necessárias alterações nos jardins do paisagista Roberto Burle Marx, que são tombadas pelo patrimônio histórico. Como as mudanças não seriam possíveis, o contrato foi desfeito e a corrida nunca aconteceu.

Via: GE.Globo

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!