Ativar o Windows 10 e 11, as versões mais atuais do sistema operacional da Microsoft, é uma tarefa que pode ser realizada em poucos cliques. 

Além de desbloquear o acesso a todas as funções do sistema, como as opções de personalização, por exemplo, ativar o Windows permite que o seu computador receba automaticamente as últimas atualizações de segurança (além de sumir com a marca d’água no canto da tela).

publicidade

Leia mais:

Como ativar o Windows 11 e 10

Caso tenha comprado o seu PC em uma loja, saiba que a máquina provavelmente já possui uma licença do Windows, especialmente se for um notebook. A chave de 25 caracteres vem escrita em um adesivo da Microsoft, geralmente colado na parte inferior do portátil. 

publicidade

A boa notícia é que você pode utilizar uma licença do Windows 10 para ativar o Windows 11, por exemplo, dispensando a compra de uma nova licença para fazer o upgrade.

Passo 1: no Windows 11, clique ou pesquise pelo aplicativo ‘Configurações’. Em seguida, acesse Sistema > Ativação.

publicidade
Como ativar uma licença do Windows 11

Passo 2: na próxima tela, na seção ‘Alterar a chave do produto’, clique em ‘Alterar’.

Como ativar uma licença do Windows 11

Passo 3: em seguida, insira a chave de 25 caracteres, clique ‘Avançar’ e siga as instruções na tela para finalizar o processo.

publicidade

No Windows 10, o procedimento é basicamente o mesmo. Só muda o caminho para acessar a ativação. Caso a sua máquina esteja rodando o sistema, acesse Configurações > Atualização e segurança e, em seguida, clique em “Ativação” no menu à esquerda.

Por fim, insira a chave em ‘Alterar a chave do produto’ (Product Key), clique em ‘Avançar’ e siga as indicações na tela.

Veja também como desativar atualizações automáticas no Windows 10 e 11

Pronto! Tenha em mente que sem a ativação, o seu sistema é considerado pirata pela Microsoft, apresentando um alerta que aparecerá o tempo todo no canto inferior direito da tela. Além disso, como dito antes, a experiência do Windows ficará mais limitada.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!