O Facebook decidiu encerrar a sua plataforma de podcast em menos de um ano de lançamento. A partir desta semana, os criadores de conteúdo não poderão enviar seus novos programas para o serviço e tudo estará totalmente finalizado em 3 de junho.

A mudança foi tomada por conta de uma reavaliação sobre os podcasts do Facebook. Nisso, a empresa também está fechando os hubs Soundbites e Audio, integrando o seu recurso Live Audio Rooms de transmissão ao vivo num pacote mais amplo do Facebook Live.

publicidade

“Após um ano de aprendizado e interação com experiências de áudio em primeiro lugar, decidimos simplificar nosso conjunto de ferramentas de áudio no Facebook”, disse Adelaide Coronado, porta-voz do Facebook sobre as o fato que isso “simplificaria” as ofertas de áudio da empresa.

De acordo com ela, o Facebook está “constantemente avaliando os recursos que oferecemos para que possamos nos concentrar nas experiências mais significativas”. A notícia não é inesperada, já que nos dos últimos anos, o mercado de podcast estava sobrecarregado, com grandes players como Amazon comprando redes de podcast.

publicidade

E foi nessa onda de sucesso dos podcasts, ainda mais na pandemia, foi quando o Facebook se envolveu mais no mercado. Agora, depois de quase um ano de atividade, a rede social concluiu que não vale a pena se manter nisso.

Fonte: The Verge e Bloomberg

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!