O direito ao aborto pode ser derrubado nos Estados Unidos após uma reunião reservada de juízes da Suprema Corte que votaram para derrubar a lei aprovada nos anos 70. As informações foram divulgadas pelo site Politico na última segunda-feira (2). 

O site teve acesso ao rascunho do relatório do ministro Samuel Alito sobre o tema, onde o juíz afirma no conteúdo que a Suprema Corte possui maioria para derrubar a decisão que garante direito ao aborto no país. Por conta do sistema de federalização dos EUA, apesar de liberado pela corte, cada estado possui altonomia para decidir sobre o tema, por isso, é comum que em estados de maioria republicada o aborto seja proibído.

Direito ao aborto nos EUA

De acordo com o site, o tema entrou em votação por conta de um projeto do Mississipi para impedir abortos a partir de 15 semanas de gestação. A Suprema Corte ainda não se pronunciou e os votos podem mudar até a divulgação final.

Leia mais:

publicidade

“Consideramos que Roe e Casey (como são conhecidas as leis que permitem o aborto nos EUA) devem ser anulados”, diz Alito. “A conclusão inescapável é que o direito ao aborto não tem raízes firmes na história e nas tradições da nação”, completa ainda.

O site também diz que essa é a primeira vez na história que um rascunho de uma votação da Suprema Corte vaza antes da divulgação dos votos. O New York Times explica que, caso a corte derrube o direito ao aborto, isso deve gerar uma disputa no congresso, e também em cada estado, sobre o que fazer a respeito do tema. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!