A fabricante de chocolates Ferrero anunciou nesta terça-feira (3) o recall do Kinder Schoko-Bons fabricado na Bélgica. De acordo com a empresa, o recolhimento é preventivo e voluntário devido a uma potencial contaminação por salmonella. Casos da doença foram registrados na Europa após o consumo de chocolates da marca. 

Mesmo que o produto não seja vendido oficialmente no Brasil, a empresa afirma que terceiros importam os chocolates e realizam a venda em solo nacional, o que causou o anúncio do recall. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu todos os da marca Kinder fabricados na Bélgica pela Ferrero de serem vendidos no Brasil.

Caso tenha adquirido esse produto, a Ferrero orienta que o consumo não seja feito e que o cliente entre em contato pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor pelo telefone 0800 701 6595, todos os dias das 9h às 19h ou pelo e-mail [email protected] para troca ou reembolso. Confira a íntegra da nota no final da reportagem.

Chocolates kinder
Imagem: Reprodução/Anvisa

Casos de salmonella no Kinder

A Direção-Geral da Saúde da França decidiu retirar diversos produtos da marca Kinder do mercado por causa de 21 casos de salmonella identificados no país. Oito pessoas precisaram ser internadas em decorrência do problema.  

publicidade

Todos os produtos retirados do mercado foram fabricados em uma fábrica da Ferrero, empresa dona da marca Kinder, localizada na cidade de Arlon, na Bélgica. A maior parte dos casos foi relatado em crianças com idade média de quatro anos.  

Leia também!

O órgão de saúde francês relatou que decidiu retirar os produtos do mercado após investigar e descobrir que 15 doentes relataram ter comido algum dos chocolates nos dias anteriores à manifestação dos sintomas de intoxicação.  

Além disso, o comunicado também apontou que os casos de salmonella também relatados no Reino Unido e na Irlanda também foram associados aos produtos da marca Kinder. Não foram registrados casos da doença em decorrência do consumo do chocolate no Brasil.

O que é salmonella?

Segundo o Ministério da Saúde, salmonella é uma bactéria da família das Enterobacteriaceae que causa intoxicação alimentar e em casos raros, pode provocar graves infecções e até mesmo a morte.

A transmissão ocorre com a ingestão de alimentos contaminados com fezes de animais. A bactéria é encontrada normalmente em animais como galinhas, porcos, répteis, anfíbios, vacas e até mesmo em animais domésticos, como cachorros e gatos.

Confira a íntegra da nota divulgada pela Ferrero

“A Ferrero do Brasil informa que comunicou às autoridades sua decisão de proceder a um recall voluntário e preventivo de qualquer versão do produto KINDER SCHOKO-BONS, fabricados na Bélgica. Apesar da companhia não importar nem comercializar este produto no País, tomamos conhecimento de que empresas terceiras, com as quais não mantemos relações comerciais, o importaram de forma independente que fazem parte de recall conduzido no exterior e, assim, podem apresentar potencial contaminação por Salmonella.

As Resoluções nº 1.233, nº 1.292, nº 1.320 e nº 1.344, todas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), apenas dão ciência da proibição de comercialização, importação e distribuição por parte de importadoras independentes ou qualquer outro agente econômico dos produtos que são objeto de recall no exterior, todos fabricados na Bélgica.

A Resolução nº 1.321, em particular, formaliza o recolhimento voluntário e preventivo apresentado espontaneamente pela Ferrero do Brasil dos produtos KINDER SCHOKO-BONS belgas, uma vez ter sido identificada a sua introdução no mercado brasileiro. Pautando sempre sua conduta em proteção à segurança dos consumidores e qualidade dos seus produtos, a Ferrero do Brasil também voluntariou o seu recolhimento.

A empresa orienta que caso você tenha adquirido este produto, não o consuma e entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor pelo telefone 0800 701 6595, todos os dias das 9h às 19h ou pelo e-mail [email protected] para troca ou reembolso.”

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!