A SHPP Brasil, que integra a gigante do comércio eletrônico Shopee, foi autorizada pelo Banco Central (BC) nesta segunda-feira (2) a operar como instituição de pagamento no país. O sinal verde já foi publicado no Diário Oficial da União e permitirá que a companhia atue especificamente como emissora de moedas digitais.

Shopee no Brasil

Imagem mostra uma mão segurando um smartphone, na tela aparece o logotipo do e-commerce Shopee. Ao fundo há uma mãe digitando algo em um teclado de notebook.
A companhia é uma das asiáticas que está na mira da Receita Federal, que estuda uma maneira de impedir que empresas vendam produtos estrangeiros sem pagar impostos. Imagem: shutter_o/Shutterstock

Lançada em 2015, a empresa sediada em Singapura começou a dar os primeiros passos em outros países justamente no Brasil, em 2019. Atualmente, a companhia também opera na Europa e em outros países da América Latina. 

Em abril deste ano, a Shopee alcançou 2 milhões de lojistas no seu marketplace e já ultrapassou a marca de 100 milhões de downloads no Brasil. Com isso, a Shopee ocupou a posição de app mais baixado do país em 2021, segundo um levantamento da empresa de análise de mercado EmizenTech.

Leia mais:

publicidade

Venda de produtos estrangeiros

A companhia é uma das asiáticas que está na mira da Receita Federal, que estuda uma maneira de impedir que empresas como Shopee e Aliexpress vendam produtos estrangeiros sem pagar impostos.

Em resposta, a Shopee declarou que não é mais uma plataforma estrangeira. É o que explicou à Folha o diretor de marketing e estratégia da empresa, Felipe Piringer. 

“A Shopee tem CNPJ desde 2019. Nossa sede está na cidade de São Paulo, onde pagamos impostos”, disse. A sede brasileira da Shopee, que atualmente emprega 1.500 funcionários, fica em São Paulo. 

Com receita estimada em US$ 70 milhões no quarto trimestre do ano passado e mais de 140 milhões de pedidos no mesmo período, Felipe concluiu citando que a Shopee opera apenas como um marketplace, vendendo produtos de terceiros sem importar diretamente nenhum dos itens expostos na sua plataforma.

Fonte: Folha

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!