Primeiramente, que a força esteja com vocês neste Dia de Star Wars! A data, comemorada nesta quarta-feira 4 de maio, celebra uma das franquias mais famosas da cultura pop; “Star Wars”, mas como e por que a data foi escolhida? Ela é oficial? Acompanhe os próximos parágrafos e saiba tudo sobre o dia. 

Dia de Star Wars: entenda por que a data é comemorada em 4 de maio. Imagem: Lucasfilm/Reprodução

O Dia de Star Wars reúne, há anos, diversos fãs do universo de Guerra nas Estrelas. A escolha da data, no entanto, não é aleatória. Em inglês, a fonética do número 4 lembra muito a frase mais marcante de toda a franquia: “May the Force be with you” (“Que a força esteja com você” em português). 

Ao mencionar a data em inglês, “May the fourth”, o som lembra o bordão, sendo comum aos fãs americanos dizerem apenas “May The Fourth Be With You”, algo parecido com “Que 4 de maio esteja com você”. Na versão em português, a frase não lembra tanto assim a data, mas mesmo assim traz um resultado bacana, que pode e é facilmente aproveitado pelos brasileiros, onde também se encontra uma grande legião de fãs.

Leia mais!

publicidade
darth vader obi wan kenobi
Dia de Star Wars: entenda por que a data é comemorada em 4 de maio. Imagem: Divulgação/Lucasfilm

A data do Dia de Star Wars é oficial?  

De acordo com o UOL, a celebração no dia 4 de maio surgiu em 2011, quando um famoso cinema do Canadá, o Toronto Underground Cinema, organizou um festival com a exibição de todos os filmes da saga, perpetuando a data, que se tornou o dia preferido de todos os eventos relacionados aos nove filmes. 

Assim, de tão presente e recorrente que ficou usar a data para celebrações de Star Wars, podemos dizer que sim, o 4 de maio se tornou o dia oficial da saga. Fãs de carteirinha, por exemplo – aqueles bem aficionados e inteirados sobre tudo da franquia – levam a data até como um feriado. 

Contudo, para a surpresa de alguns, os filmes de Star Wars não tiveram lançamentos em 4 de maio, até por uma questão temporal, já que o primeiro longa da saga chegou aos cinemas em 1977 – o 4 de maio só foi consolidado em 2011, como mencionamos. Além disso, na época, sob a direção de George Lucas, com certeza nem ele, nem a Lucasfilm, que hoje faz parte da Disney, imaginavam a dimensão que os filmes tomariam, sendo o início da era dos blockbusters. 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!