Aigars Lauzis, designer da Letônia, criou um curioso veículo capaz de ser um triciclo elétrico, um barco elétrico e um camper elétrico a energia solar. Algo que precisamos reconhecer como bem peculiar e versátil pelo menos.

Em outras palavras, o BeTriton (anteriormente conhecido como Z-Triton 2.0) não se limita a apenas uma acomodação para dormir típica de pernoites. Mas toda a engenhoca também se transforma em um barco para viagens aquáticas e em um triciclo para trafegar pelas ruas ao lado de bicicletas e outros veículos com rodas.

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Veículo em sua configuração de triciclo
Imagem: Divulgação/BeTriton

Capaz de transportar (e acolher) duas pessoas, o BeTriton tem especificações bem básicas em seus módulos “veículo”. Enquanto isso, sua configuração camper traz painéis de teto solar com 100 W integrados com bateria de íons de lítio (e um vaso para você levar sua plantinha favorita nas aventuras).

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Aliás, a área de estar está equipada com itens como mesa de cozinha dobrável, carregadores USB, luzes de leitura e utilitários, GPS, compartimentos de bagagem, porta-copos e um sistema de som com Bluetooth – alguns sendo opcionais. As dimensões do BeTriton são de 3,95 m de comprimento, 1,45 m de largura e 1,75 m de altura, com peso em 250 kg.

Triciclo elétrico

As especificações do veículo de Lauzis contam com 2,6 kW do pacote de bateria acompanhando um motor de acionamento intermediário de e-bike Bafang Ultra de 1.000 W com a ajuda de um cubo de engrenagem interna. Assim, temos uma velocidade máxima de 25 km/h para o ciclista.

Em questão de alcance, é estipulado algo entre 50 km e 100 km (dependendo da condição, como traz a documentação do BeTriton) como triciclo, que oferece ainda frenagem hidráulica nas três rodas e trava para estacionamento. O corpo desse módulo é feito em aço inoxidável e alumínio.

O designer e sua criação
Imagem: Divulgação/BeTriton

Há ainda suspensão dedicada para passeio em terrenos acidentados e imprevisíveis. Inclusive para o assento do passageiro, que também pode fazer uso de cinto de segurança naqueles momentos em que o piloto está “participando” de uma aventura com os pedais.

Barco elétrico

Quando configurado para enfrentar as águas, o BeTriton se apresenta como um barco elétrico capaz de atingir 5 km/h (uma velocidade bem menor que a do triciclo). Seu alcance também aparece menor na documentação da empresa do designer letão, seguindo a mesma linha conforme condição, indo de 20 km a 40 km.

Sua estrutura é composta em fibra de vidro. Os dois integrantes do barco encontram um espaço de 2 m de comprimento e 0,94 m de largura (sendo assim também no módulo camper).

Veículo em configuração de barco
Imagem: Divulgação/BeTriton

A transição inclui dobrar as rodas para cima e fixar estabilizadores flutuantes infláveis nas laterais da embarcação. Um motor elétrico de pesca é abaixado de dentro da cabine para completar a transformação. Remos acopláveis ​​estão disponíveis caso o operador fique sem carga enquanto ainda estiver na água.

Conforme traz a empresa, o BeTriton está agora em produção, custando € 14.500, algo como R$ 76.868 aproximadamente, em conversão direta hoje (5), desconsiderando diferenças de impostos ou taxas. O plano é enviar internacionalmente em algum momento, mas Lauzis está começando primeiro com a Europa.

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