Dicas e Tutoriais

Como usar o Mapa do Pix Saque e Troco

05/05/22 09h12, atualizada em 06/05/22 15h20
O vídeo está sendo carregado - aguarde...

Os Pix Saque e Troco ainda não são tão populares quanto as transferências de valores instantâneas lançada no começo de 2021 pelo Banco Central. Mas, essas duas funcionalidades do Pix, que estrearam em novembro do ano passado, podem ser bem úteis para quem precisa de dinheiro físico em algum momento.

Para isso, diversos estabelecimentos comerciais, correspondentes bancários e até caixas eletrônicos funcionam como um dos 15 mil pontos que oferecem as duas modalidades. Nos locais, os usuários podem realizar o Pix Saque e o Pix Troco, a depender do sistema.

Leia mais:

O Pix Saque e o Pix Troco funciona através de um QR Code, que o usuário vai ler da sua conta para a de quem está disponibilizando o serviço. Assim, o estabelecimento entrega, em espécie, o valor correspondente. Enquanto o Saque é o dinheiro total, o Troco funciona como o nome diz: o troco de uma compra paga pelo Pix, mas em dinheiro.

As modalidades têm o limite de R$ 500 durante o dia e R$ 100 das 20h às 6h. Os locais, porém, podem optar por limites menores. Eles não podem cobrar nada mais pelo serviço. Pessoas físicas podem realizar oito operações gratuitas por mês.

Mas, como saber que lugar pode realizar as transações? Muito simples! A Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs) e a Pay Ventures desenvolveram, em parceria, um mapa gratuito com a lista de postos de atendimento. Além dos endereços, o horário de funcionamento aparece para os usuários.

Veja como usar o mapa de Pix Saque e Troco:

  1. Acesse o site mapapix.com.br.
Imagem: Reprodução

2. Você pode buscar pelo endereço ou dar zoom no mapa na região desejada.

Imagem: Reprodução

3. Os pontos de atendimento do Pix Saque e Pix Troco vão aparecer com o conhecido símbolo vermelho do Google Maps. Se há mais de um em um espaço pequeno, os números indicam quantos.

Imagem: Reprodução

4. Ao clicar no símbolo, o mapa indica a localidade e oferece um link para direções precisas.

Imagem: Reprodução

5. Em seguida, você será redirecionado para o Google Maps, que traça a rota no modal escolhido (carro, transporte público ou a pé) até o local.

Pronto! Agora você já sabe como encontrar pontos de atendimento do Pix Saque e Pix Troco usando o mapa.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Deixe sua opinião
Tags