Uma pesquisa realizada pela Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, descobriu uma maneira de reverter a surdez em idosos que é associada ao envelhecimento.  

Os pesquisadores explicam que a perda auditiva é causada pela própria idade e pela exposição a ruídos durante a vida e até mesmo pelo uso de certos medicamentos. Atualmente, não existe nenhum tipo de tratamento capaz de tratar esse tipo de surdez.  

Leia também!

O estudo liderado pelo professor Jaime Garcia-Anoveros descobriu um gene capaz de produzir células ciliadas – células receptoras auditivas – do ouvido interno ou externo. O processo de perda de audição envolver a mortes dessas células.  

publicidade

“[O trabalho] fornecerá uma ferramenta anteriormente indisponível para fazer uma célula ciliada interna ou externa. Superamos um grande obstáculo”, declarou o pesquisador chefe em um comunicado.  

“Agora podemos descobrir como fazer células ciliadas especificamente internas ou externas e identificar por que as últimas são mais propensas a morrer e causar surdez.” 

Mulher idosa apontando para a própria orelha
Pesquisadores descobrem maneira de reverter surdez em idosos. Imagem: fizkes/Shutterstock

Pesquisa aponta que uso de celular pode aumentar risco de Alzheimer; entenda

Uma pesquisa publicada pela revista Current Alzheimer Research afirmou que o Alzheimer pode ser causado por exposição a pulsos eletromagnéticos, como aqueles que são emitidos pelo celular e wi-fi.

O estudo afirma que a exposição constante aos campos eletromagnéticos pode agravar ou desencadear o acúmulo de cálcio no cérebro. Diversas hipóteses apontam que o excesso de cálcio no cérebro afeta os neurônios e é uma das origens do Alzheimer.  

“Os campos agem através de picos elétricos e de forças magnéticas que variam no tempo em uma escala de tempo de nanossegundos. Qualquer um deles pode desencadear a doença de Alzheimer de início extremamente precoce”, aponta a pesquisa. 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!