Veículos e Tecnologia

Ford joga indireta para Elon Musk em anúncio para evento esportivo

Por Lucas Berredo, editado por André Lucena
06/05/22 17h53, atualizada em 06/05/22 19h08
Comercial da Ford provoca Elon Musk

Reprodução/YouTube/Ford

Em um anúncio produzido para o Kentucky Derby, principal corrida de turfe e um dos maiores eventos esportivos nos Estados Unidos, a Ford resolveu jogar uma indireta não muito sutil a Elon Musk, diretor executivo da Tesla e da SpaceX.

No vídeo, com o nome de “Ford for the Builders” (Ford para os construtores, em português), a montadora americana procura destacar o árduo trabalho dos funcionários de produção nas fábricas, ressaltando que, apesar do anonimato, são eles que conduzem o país ao futuro.

Leia mais:

“Você pode não saber seus nomes, mas essas pessoas trabalham todos os dias para nos levar adiante”, diz o narrador do anúncio.

Em contraposição, a Ford menciona, logo no início da filmagem, um cenário no qual as pessoas que parecem importar no mundo são “as que são mais barulhentas”. Ao fundo, a mensagem subliminar revela celulares, bocas tagarelas e um foguete partindo para o céu. Neste contexto, por mais que a Ford negue, não há como pensar em Elon Musk e seus planos megalomaníacos com a SpaceX — ao menos nas duas últimas situações.

“Neste momento, parece que as únicas pessoas que importam são as mais barulhentas. Aqueles que querem destruir as coisas e depois voar em suas próprias naves espaciais pessoais quando as coisas ficam ruins”, diz o narrador.

Lançado no último dia 1º de maio, quando se comemorou o Dia do Trabalhador no mundo inteiro, o vídeo “Ford for the Builders” pode ser visto abaixo, com legendas em inglês.

Ford nega citação a Elon Musk em comercial

Em declaração ao Business Insider, a Ford, no entanto, afirmou que talvez as pessoas estejam vendo coisas demais no anúncio comercial. De acordo com a montadora, um anúncio pode ser apenas um anúncio e não um ataque velado a um concorrente.

“O objetivo da campanha é celebrar todos os trabalhadores, começando com a Ford, que emprega mais trabalhadores horistas nos EUA e monta mais veículos na América do que qualquer outra marca”, disse o porta-voz.

De qualquer forma, as pessoas entenderam bem a provocação, ao menos pelos comentários no YouTube. “182 mil pessoas construindo coisas, e ainda assim aqui estamos… Esperando pela entrega dos Broncos [um dos principais SUVs da montadora americana”, disse o usuário @ronneyk4242. “Elon Musk parece um bom homem, Ford, você perdeu um cliente”, criticou um outro usuário, Jordan Martin.

Crédito da imagem principal: Reprodução/YouTube/Ford

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Deixe sua opinião
Tags