Pro

Inscrição para o Enem 2022 poderá ser paga com Pix e cartão de crédito

06/05/22 10h33, atualizada em 06/05/22 11h39
ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio

Crédito editorial: Brenda Rocha - Blossom / Shutterstock.com

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) contarão com dois novos meios de pagamento para a taxa de inscrição este ano: o Pix e o cartão de crédito. 

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (5), pelo ministro da Educação, Victor Godoy, e pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Danilo Dupas.

As inscrições para o ENEM começam na próxima terça-feira, 10 de maio. Imagem: Julio Ricco/Shutterstock

A novidade será formalizada nesta sexta-feira (6), por retificações dos editais do exame que serão publicadas no Diário Oficial da União, informou o governo. A ideia da iniciativa é ampliar o alcance e facilitar o processo de inscrição por parte dos interessados em participar do exame. 

Leia mais:

Valor da taxa de inscrição

A taxa de inscrição para o Enem 2022 segue a mesma desde 2019, ou seja, R$ 85. Este é o quarto ano consecutivo que o valor não sofre reajuste.

Vale destacar que as inscrições começam na próxima terça-feira (10) e vão até o dia 21 de maio. O período para efetuar o pagamento da taxa, no entanto, é ligeiramente maior, até 27 de maio. 

É importante ressaltar ainda que a participação no exame só está garantida após a confirmação do pagamento da taxa.

Além do Pix e cartão, o pagamento também poderá ser feito via boleto bancário, que deve ser gerado na Página do Participante e pago em qualquer banco, casa lotérica, aplicativos bancários ou agência dos Correios.

Por fim, vale informar que os isentos da taxa também devem realizar a sua inscrição através da Página do Participante para confirmar a participação no Enem.

Importância do Enem

Com mais de 20 anos desde a sua criação, o Enem se tornou uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil. Suas notas servem tanto para ingressar no ensino superior como para participar de programas federais como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Para mais detalhes sobre o exame deste ano, confira o edital do Enem 2022.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Deixe sua opinião
Tags