Lexie, uma cadelinha da raça Jack Russell Terrier, apareceu nos últimos dias dirigindo um caminhonete para ajudar no pastoreio de ovelhas e… bom, é isso mesmo (ou quase). A pequena cachorrinha de um ano de idade, habitante da cidade de Hamilton, no estado australiano de Victoria, “encontrou” uma outra forma de ajudar nos serviços da fazenda de sua família após sofrer uma lesão na perna.

Tudo começou quando Cameron Zschech, tutor da Lexie (e amigo inseparável da cadelinha), resolveu colocar sua lesionada amiguinha pastora dentro de seu modelo Holden (antigo braço da General Motors na Austrália) durante as tarefas na fazenda com o veículo. Foi quando o rapaz de 21 anos de idade pensou “nós temos um pouco de tempo, por que não posso ensinar Lexie a dirigir?”.

Leia também:

Uma pequena pastora sobre rodas

“Ela luta porque está apenas um pouco acima do volante, mas se ela vê a ovelha na frente do ute, ela ama tanto a ovelha, que aponta o ute naquela direção”, disse Zschech. O nome “ute” é um termo usado na Austrália e na Nova Zelândia para “utilitário” ou “utilitário coupé” e descreve um tipo de veículo com uma área aberta atrás do compartimento de passageiros.

publicidade

Nas cenas que chamaram a atenção nos últimos dias, vemos a cadelinha com suas duas “mãozinhas” ao volante, em pé no banco do motorista e tentando enxergar melhor a pista à frente. Segundo o tutor, sempre que Lexie vê uma ovelha no caminho, seu faro de pastora direciona suas ações ao volante para o pastoreio. A emissora ABC Austrália compartilhou o vídeo em seu canal do YouTube. Confira:

Para Lexie dirigir, Zschech a coloca no banco do motorista da caminhonete em primeira marcha e deixa o veículo em marcha lenta, em um ritmo de caminhada. O rapaz também agarra o volante ou o freio de mão quando necessário, se Lexie se distrair nesses primeiros momentos.

“Às vezes ela se inclina para a frente e às vezes até buzina, ela é um bom cão pastor”, disse Zschech. Enquanto Lexie passa a dirigir a caminhonete, o rapaz faz seu trabalho na caçamba do Holden, distribuindo feno ao longo do percurso. “É um trabalho em equipe muito bom”, diz ele.

É claro que não vemos a cachorrinha mudando de marcha, manobrando, realizando tarefas na direção que realmente são “dirigir”. Talvez não tenha dado tempo ainda para Zschech ensinar sua amiguinha. Brincadeiras à parte, no final do vídeo, vemos ainda uma pequena cena em que Lexie surge “dirigindo” o que parece ser um trator.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!