Pro

Instagram inicia testes com NFTs: novidade deve ser lançada nesta semana

Por Lauro Lam, editado por Acsa Gomes
09/05/22 14h20, atualizada em 10/05/22 15h19
O vídeo está sendo carregado - aguarde...

Se o metaverso é a nova obsessão de Mark Zuckerberg, você acha que ele não exploraria os NFTs? Pois a Meta, que controla o conglomerado de empresas do bilionário, começará a testar o uso dos tokens não fungíveis ainda nesta semana no Instagram. O anúncio foi feito por um vídeo divulgado, nesta segunda-feira (9), pelo próprio Zuckerberg. 

“Estamos começando a desenvolver funcionalidades com NFTs não só em nosso metaverso e no Reality Labs, mas em toda a nossa classe de aplicativos. Começamos a testar os colecionáveis digitais no Instagram para que criadores e colecionadores possam mostrar seus NFTs”, anunciou Mark Zuckerberg.

Foto de perfil 

A ideia é que os usuários do Instagram comecem a utilizar os NFTs como fotos de perfil de suas próprias imagens, como fazem os integrantes das coleções que reúnem inúmeras celebridades, como Bored Ape Yacht Club e CryptoPunks. 

Além disso, Zuckerberg pretende aproveitar os investimentos da empresa em tecnologias de realidade aumentada para possibilitar experiências ainda mais imersivas. 

Usuários do Instagram poderão utilizar imagens de NFTs em seus perfis; Meta já começa a investir no setor nesta semana. Imagem: Impact Women NFT/ Manu Cunhas / Reprodução

O objetivo é que a tecnologia avançada seja aplicada nos filtros dos Stories, que se tornaram uma verdadeira febre entre os mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais do Instagram. 

Em breve, os criadores de conteúdo do Instagram poderão usar NFTs de realidade aumentada em suas publicações nos Stories por meio do Spark AR, um estúdio gratuito para que empresas e usuários criem seus próprios filtros.

“Acho que boa parte disso é sobre expressão. Você está dizendo algo sobre si mesmo. O que você quer no seu perfil? Qual a coleção que quer mostrar? Então estou muito animado para começar a testar isso”, justificou Zuckerberg.

Leia mais:

Redes utilizadas 

O CEO da Meta ainda não confirmou qual rede utilizará na integração com os NFTs no Instagram, mas tudo indica que será a Ethereum, Solana, Polygon ou Flow. 

A expectativa de uma delas faz parte das análises da CoinDesk, que é um site especializado em NFTs, criptomoedas e ativos digitais. 

Via: Exame

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Deixe sua opinião
Tags