Ganhando fama nos últimos anos, o carro elétrico no mundo teve sua história iniciada há muito tempo e o 1º modelo de uma das marcas mais renomadas do setor, a BMW, é prova disso. O modelo do veículo está completando 50 anos em 2022.

Tido como o “pai” do i3 (tipo de motor elétrico), o 1602 saiu do papel em 1972, perto do começo dos Jogos Olímpicos de Munique. “Chamado de Elektro-antrieb, que em tradução livre significa acionamento elétrico, o 1602 laranja brilhante utilizava os recursos mais avançados da sua época”, disse a marca, ao comemorar o feito de 50 anos do lançamento.

publicidade

Segundo a BMW, o 1602 possuía motor elétrico de 32 kW de potência, que é equivalente a 43 cavalos e ainda, sob o capô, constava 12 baterias padrão de chumbo-ácido, com peso de 350 quilos que eram as responsáveis por fornecer energia para acionar o motor elétrico.

Leia também:

O primeiro carro elétrico da BMW era equipado com um sistema de freios regenerativo, que era capaz de gerar eletricidade com a força das frenagens e assim, “recarregava” a bateria enquanto andava. Agora, o modelo descansa no acervo da marca – em pleno funcionamento – e às vezes é incorporado às exposições no BMW Museum, que fica em Munique.

Veja as fotos do primeiro carro elétrico da BMW:

Imagem: Divulgação/BMW
Imagem: Divulgação/BMW
Imagem: Divulgação/BMW
Imagem: Divulgação/BMW
Imagem: Divulgação/BMW
Imagem: Divulgação/BMW

Fonte: BMW

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!