A Anglo American, multinacional de mineração sediada no Reino Unido, está revelando um gigantesco caminhão híbrido com bateria de hidrogênio na África do Sul. Com capacidade para transportar até 290 toneladas, o veículo faz parte da solução de transporte de emissão zero nuGen da empresa.

O planejamento da Anglo American inclui substituir sua frota de 40 unidades movidas a diesel por sistemas de hidrogênio verde, reduzindo as emissões e garantindo que oito de suas minas atinjam a neutralidade de carbono até 2030. Só para termos uma ideia, os veículos a serem substituídos consomem cerca de um milhão de litros de diesel anualmente.

Leia também:

“Nos próximos anos, prevemos converter ou substituir nossa frota atual de caminhões movidos a diesel por esse sistema de transporte de emissão zero, abastecido com hidrogênio verde. Se esse piloto for bem-sucedido, poderemos remover até 80% das emissões de diesel em nossas minas a céu aberto”, diz Duncan Wanblad, CEO da empresa.

publicidade

Somando as 220 toneladas de peso do caminhão com a capacidade de carga de 290 toneladas, um peso total em carga é de 510 toneladas. Neste piloto nuGen, o veículo a diesel foi convertido para funcionar com hidrogênio que será produzido no local em combinação híbrida com uma bateria.

2 megawatts de energia no caminhão

Caminhão da Anglo American
Imagem: Divulgação/Anglo American

Há no caminhão uma célula de combustível de hidrogênio híbrida fornecendo aproximadamente metade de sua energia, com uma bateria fornecendo a outra metade, para permitir a recuperação de energia da frenagem. Por exemplo, recuperando energia quando os caminhões de transporte descem ladeiras.

O hidrogênio entra na célula de combustível do tanque e se mistura com o oxigênio para criar água em uma reação química catalisada pela platina. Isso gera a eletricidade que é usada para alimentar os motores que acionam as rodas do caminhão.

Então, a única emissão do veículo é o vapor de água. A usina híbrida de bateria/célula a combustível de hidrogênio de 2 megawatts, que substitui o motor diesel instalado, foi projetada pela Anglo American e pela parceira americana First Mode.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!