A BMW vai adotar uma plataforma 100% elétrica, a Neue Klasse, para a próxima geração dos compactos de luxo Série 3 que será lançada em 2025. A base será utilizada na fábrica da montadora alemã em Debrecen, na Hungria, que deve ser inaugurada no ano que vem.

O CEO da BMW, Oliver Zipse, falou sobre a plataforma em uma videochamada para os funcionários da marca na última quinta-feira (5). Inicialmente, segundo o executivo, a arquitetura irá priorizar os carros médios de luxo. “Quando chegar ao mercado, [a Neue Klasse] concentrará no nicho da Série 3 e, nesse momento, o mercado terá se desenvolvido em um tamanho que é razoável ter apenas um trem de força nessa arquitetura”, disse o executivo, que a vê como “um salto quântico para a BMW em termos de tecnologia”.

A base também virá com a nova geração de trem de força Gen6, que trará, segundo o executivo, mais potência e melhor composição química das células de bateria. Ela terá um papel fundamental para que a montadora de Munique consiga chegar à meta de dois milhões de carros 100% elétricos vendidos em 2025. “Faremos todo o possível para atingir esse objetivo mais cedo”, ressalta Zipse.

Embora inicialmente focada no segmento de BEVs intermediários, a transferência para modelos de luxo e nichos mais baratos deve ser consolidada anos depois. “A Neue Klasse começará com modelos intermediários, mas há mais por vir. É a nossa linha de modelos para o futuro, do segmento de alto volume aos exclusivos de alto desempenho”, disse Zipse.

publicidade
Oliver Zipse, CEO da BMW
CEO Oliver Zipse está otimista com nova plataforma: “Um salto quântico para a BMW” (BMW/Divulgação)

Metade dos componentes utilizados na Neue Klasse será reciclável

O executivo também fez questão de destacar que a BMW vem reorientando sua cadeia produtiva e de suprimentos para utilizar componentes renováveis, especialmente na nova plataforma. “A Neue Klasse estabelecerá novos padrões para isso: 50% das matérias-primas usadas para construí-la serão recicláveis”, explicou Zipse, que vê neste elemento uma forma da montadora de Munique dar um passo à frente de suas concorrentes na Europa.

Analistas do Deutsche Bank, um dos principais bancos da Alemanha, avaliaram a nova plataforma da BMW como uma ótima notícia. “Vemos como positivo [o fato de] a BMW dizer que, a partir de 2025, a Neue Klasse será apenas BEV [carro 100% elétrico]”, disse um porta-voz da entidade, em nota a investidores, segundo a publicação Automotive News Europe.

Crédito da imagem principal: Sklo Studio/Shutterstock

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!