Dicas e Tutoriais

Enem 2022: veja como efetuar a inscrição; prazo vai até o dia 21 de maio

11/05/22 15h41

Participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 fazem, neste domingo (28), segundo dia de avaliação, provas de matemática e de ciência da natureza.

Logo no primeiro dia de inscrições para o Enem 2022, 1 milhão de candidatos efetuaram o procedimento no site do Inep. A informação foi divulgada pelo ministro da Educação, Victor Godoy Veiga. Caso o ritmo seja mantido, a previsão é que o número supere os 3 milhões de inscritos registrados em 2021. Como o prazo termina no dia 21 de maio, os candidatos precisam agilizar o preenchimento das informações, além de efetuarem o pagamento da taxa de R$ 85, que poderá ser quitada até o dia 27 de maio seja por PIX, cartão de crédito ou boleto bancário.

Se você está de olho na vaga de uma universidade federal, estadual, municipal ou particular, o Exame Nacional do Ensino Médio é a principal porta de entrada e ainda possibilita a conquista de bolsas via ProUni. Veja como se inscrever!

Passo a passo para se inscrever no Enem 2022

A primeira iniciativa é acessar a Página do Participante, criada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Ao clicar em inscrição, você deverá fornecer vários dados pessoais, como CPF, data de nascimento etc. A atendente virtual Nanda estará conduzindo a conversa.

Serão várias perguntas sobre a condição socioeconômica de sua família, indo desde o número de televisores existentes na residência até a renda familiar. Após preencher todos os dados, você deverá escolher o idioma da prova de língua estrangeira, com as opções inglês ou espanhol.

Em seguida, a Nanda perguntará sobre o grau de escolaridade dos seus pais. São dados que o Ministério da Educação utiliza para futuras pesquisas e também para traçar o perfil dos candidatos.

O próximo passo é informar seu número de telefone e e-mail, espaço importantíssimo para o Inep enviar as informações sobre o Enem, assim como a confirmação do pagamento da taxa de inscrição.

Depois, você escolherá o modelo da prova: impresso ou digital. Ambas serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro, seguindo todas as regras e critérios do Ministério da Educação.

No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e redação (Língua Portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação); e de ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia). Nesse dia, são disponibilizadas 5h30 ao candidatos, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas.

Já no segundo, de ciências da natureza (química, física e biologia) e matemática e suas tecnologias. A aplicação terá 5 horas de duração.

Leia mais:

Na sequência, você escolhe o estado e município para fazer a prova. Prontinho! Sua inscrição estará efetuada. Agora é só pagar o boleto e se preparar para o Enem, lembrando de comparecer no dia da prova com um documento com foto impresso ou digital, caneta preta, água, lanchinhos e muita disposição.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Deixe sua opinião
Sugeridos pra você
Tags